Programação Científica
 

Atualização Científica em Nutrição 2005

12h30 às 18h30 (6hs)

Nutrição Clínica
- Novas Perspectivas para Tratamento da Obesidade

Curso baseado na proposta da Organização Mundial da Saúde e do Consenso Latino-Americano de Obesidade (Definição e Classificação, Fatores Etiológicos e Papel dos Macronutrientes, Tecido Adiposo, Mobilização Lipídica e Ingestão Alimentar, Peptídeos Orexígenos e Anorexígenos, Controle Nutricional na Obesidade, Controle Nutricional na Síndrome Metabólica, Terapia Nutricional na Cirurgia Bariátrica)

Prof. Drª Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em obesidade e metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).

Fórum Regional de Nutrição 2005

19h às 20h

Abertura - Alimentação & Nutrição no Contexto da Saúde Pública: A Política Nacional de Alimentação e Nutrição - Ministério da Saúde

Drª Juliana Ubarana - Nutricionista formada pela Universidade de Brasília (UNB), Especialista em Nutrição e Atenção Primaria; atualmente ocupa o cargo de Assessora Técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Sábado Integral - 8h às 18h

8h às 11h30 - Módulo I - Nutrição Clínica/Hospitalar

8h - 8h45
- A Importância da Ingestão de Gorduras na Dieta

Drª Gabriela Losso - Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Membro do Unilever Health Institute. Nutricionista do Departamento de Assuntos Regulatórios e Nutrição da Unilever Brasil.

8h45 - 9h30
- Contagem de Carboidratos Aplicado na Prática Clinica.

Prof. Drª Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em obesidade e metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).

9h30 - 10h - Intervalo

10h - 10h45 - Ação Funcional dos Flavonóides Cítricos na Prevenção de Doenças Crônicas -

Prof. Dra. Thais Borges Cesar - Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Genética de Apolipoproteínas na Universidade de Boston, EUA, e na Universidade de Gent, Bélgica. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP e atua na área de Nutrição, com ênfase em Metabolismo Lipídico.

10h45 - 11h30 - Aspectos Nutricionais na Cirurgia Bariátrica

Profa. Dra. Kênia Mara Baiocchi de Carvalho - Nutricionista, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB); Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina; Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UnB. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Alimentação Saudável (CASA) da UnB.

11h30 - 12h30 - Módulo II - Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia Regional: Valorização da Alimentação Regional

11h30 - 12h - Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronômicos da Região Centro-oeste

Prof. Drª Raquel Braz Assunção Botelho - Professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília. Mestre em Ciências de Alimentos pela UNICAMP. Doutoranda em Ciências da Saúde pela UnB. Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar do Centro de Excelência em Turismo da UnB. Coordenadora do Laboratório de Técnica Dietética da UnB.

12h - 12h30 - Gastronomia Hospitalar

Dra Daniela Conte - Nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Responsável pela Comunicação de Nutrição nos Canais de Alimentação Fora do Lar na Área de FoodServices da Nestlé Brasil.

12h30 - 14h - Almoço com todos os Congressistas em Restaurante Típico da Região

14h às 15h30 - Módulo III - Nutrição Esportiva

14h - 14h45 - Bebidas Esportivas: Mitos e Fatos

Dr. Turíbio Leite de Barros Neto - Especialista em Fisiologia do Exercício. Coordenador do Curso de Especialização em Medicina Desportiva da UNIFESP e do CEMAFE - Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte. Membro do Board Médico do Gatorade Sports Science Institute.

14h45 - 15h30 – Suplementos Nutricionais: Uses e Limitações.

Prof. Dra Teresa Helena Macedo da Costa - Professora Titular de Nutrição da Universidade de Brasilia, Doutorado em Bioquímica (D.Phil) pela Universidade de Oxford - Inglaterra, Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, Coordenadora do Projeto Coringa (Cortisol, Insulina e Índice Glicêmico em Adultos) e do Projeto Nutrição e Atividade Física. Coordenadora do Sub-projeto Embrapa Café e Saúde, Membro da British Nutrition Society (NS), Membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição(SBAN).

15h30 - 15h45 - Intervalo

15h45 às 17h15 - Módulo IV - Nutrição e Saúde Pública

15h45 - 16h30 - Transição Nutricional no Brasil: Da Desnutrição para a Obesidade

Profa. Drª Muriel Bauermann Gubert - Nutricionista e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, Professora da Universidade Católica de Brasília, Pesquisadora Associada do Observatório de Políticas de Alimentação e Nutrição- UnB/NP3.

16h30 - 17h15 - "Estratégia Global da OMS"

Profa. Dra. Janine Giuberti Coutinho
- Nutricionista com Especialização em Saúde Coletiva - Educação em Saúde, Mestrado em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília, Professora do UNICEUB e Pesquisadora Associada ao Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UNB.

17h15 - 18h - Consenso Regional

Tema: Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil - Comissão Científica do Fórum Regional