II Fórum Regional de Nutrição - 29 e 30/abril/2005
Memorial de Curitiba - Rua Claudino dos Santos s/n - Setor Histórico - Curitiba - PR

Programação Científica

Curso de Atualização Científica em Nutrição 2005
Sexta à Tarde - 12h30 às 18h30 (6hs)

Nutrição Clínica - Novas Perspectivas para Tratamento da Obesidade
Curso baseado na proposta da Organização Mundial da Saúde e do Consenso Latino-Americano de Obesidade (Definição e Classificação, Fatores Etiológicos e Papel dos Macronutrientes, Tecido Adiposo, Mobilização Lipídica e Ingestão Alimentar, Peptídeos Orexígenos e Anorexígenos, Controle Nutricional na Obesidade, Controle Nutricional na Síndrome Metabólica, Terapia Nutricional na Cirurgia Bariátrica)
Prof. Drª Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em obesidade e metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).

I Fórum Regional de Nutrição 2005

Sexta à Noite - 19h às 20h

Abertura - Alimentação & Nutrição no Contexto da Saúde Pública: A Política Nacional de Alimentação e Nutrição - Ministério da Saúde
Drª Maria de Fátima Carvalho – Nutricionista formada pela Universidade de Brasília (UNB), Especialista em Saúde Coletiva - Epidemiologia; Mestre em Nutrição Humana ; atualmente ocupa o cargo de Supervisora Técnica da Coordenação Coordenação Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde.

Sábado Integral - 8h às 18h

8h às 11h30 - Módulo I - Nutrição Clínica/Hospitalar

8h - 9h- A Importância da Ingestão de Gorduras na Dieta
Prof. Dr. José Ernesto dos Santos - Médico. Professor Associado do Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

9h - 9h45- Contagem de Carboidratos Aplicado na Prática Clinica.
Prof. Drª Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em obesidade e metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).

9h45 - 10h - Intervalo

10h - 10h45 - Ação Funcional dos Flavonóides Cítricos na Prevenção de Doenças Crônicas
Prof. Dra. Thais Borges Cesar - Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Genética de Apolipoproteínas na Universidade de Boston, EUA, e na Universidade de Gent, Bélgica. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP e atua na área de Nutrição, com ênfase em Metabolismo Lipídico. .

10h45 - 11h30 – A Importância do Conhecimento e da Utilização de Alimentos com Componentes Funcionais no Contexto de uma Dieta Saudável
Prof. Dr. Gilberto Simeone
Nutricionista, Doutor em Ciência dos Alimentos - Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; PhD Nutrition - University of Victoria, CA., Professor Titular da Faculdade Evangélica do Paraná


11h30 - 12h30 - Módulo II - Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia Regional: Valorização da Alimentação Regional

11h30 - 12h - Gastronomia, História e Cultura: os Sabores da Sociedade Paranaense

Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos - Prof. Titular em História do Brasil, da Universidade Federal do Paraná; Orientador do Doutorado e Mestrado em História, área da História da Alimentação; Ex-Reitor da UFPR; Ex-Secretário de Educação Superior-SESU/MEC; Autor (dentre outras) das obras: História da Alimentação no Paraná; Por uma História da Alimentação; O Patrimônio Gustativo da Sociedade Curitibana. Membro do Instituto Europeu de História da Alimentação (IEHA).

12h - 12h30 - Gastronomia Hospitalar (Simpósio Satélite Nestlé Foodservices)
Dra. Claudia Leite - Nutricionista pela USP com Pós Graduação em Administração Hoteleira pelo Senac - SP e MBA em Marketing pela ESPM. Gerente de Marketing, responsável pelos segmentos de Hotelaria e Lazer na Nestlé Brasil, FoodServices.

12h30 - 14h - Almoço com comida típica do Paraná para todos os congressistas no restaurante Estrela da Terra.

14h às 15h30 - Módulo III - Nutrição Esportiva

14h - 14h45 - Bebidas Esportivas: Mitos e Fatos
Prof. Dra. Neiva Leite - Professora Universitária desde 1991 (UFRGS/UFPR). Atualmente lotada no Departamento de Educação Física da UFPR. Graduação em Medicina (UFRGS) e em Educação Física (UFRGS). Especialista em Pediatria (HC/UFRGS), Medicina Desportiva (ESEF/UFRGS) e Medicina do Trabalho (HC/UFPR). Mestrado em Reabilitação (UNIFESP) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPR).

14h45 - 15h30 - Suplementos Nutricionais: Quando e Como Prescrever?
Prof. Drª Lili Purim Niehues - Nutricionista do Clube Atlético Paranaense, Professora da PUC-PR, Coordenadora do Departamento de Nutrição do CCE - Centro de Capacitação Esportiva, Coordenadora do Departamento de Nutrição da UE - Universidade do Esporte.

15h30 - 15h45 - Intervalo

15h45 às 17h15 - Módulo IV - Nutrição e Saúde Pública

15h45 - 16h30 - Transição Nutricional no Brasil: Um País de Contrastes
Profa. Dra. Maria Emília Daudt von der Heyde - Nutricionista, Prof. Adjunta de Dep. Nutrição da UFPR, Doutora em Ciências da Nutrição pela UNIFESP/EPM, Coordenadora de Nutrição dos Ambulatórios de Obesidade do Adulto e Infanto-Juvenil do HC/UFPR.

16h30 - 17h15 - Inserção do Nutricionista nas Equipes da Família
Profa. Dra. Regina Maria Ferreira Lang - Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sul – Ministério da Saúde. Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária “Ação Integrada em Saúde da Família” do Núcleo de Estudos em Saúde da Família da UFPR.

17h15 - 18h - Consenso Regional
Tema: Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil - Comissão Científica do Fórum Regional