Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2006
 
Sexta de Manhã - 8h30 às 12h30 - Curso I - Nutrição Esportiva

Nutrição Esportiva – Fundamentos Científicos e Atuação Ética

Metabolismo Energético, Nutrientes e Atividade Física: Carboidratos (Metabolismo, Glicogênio muscular, Neoglicogênese, Índice Glicêmico dos Alimentos, Distribuição na Dieta segundo o treino e competição, Suplementação); Proteínas (Metabolismo dos aminoácidos, Síntese proteínica, Neoglicogênese, Distribuição na Dieta segundo o treino e competição, Suplementação); Lipídios (Metabolismo, Emagrecimento saudável); Vitaminas e Sais Minerais Antioxidantes (Radicais Livres, Ação Antioxidante, Vitaminas C e E, Selênio, zinco e manganês, Suplementação em Atividade Física); Reposição Hidroeletrolítica (Termorregulação, Hidratação, Hiponatremia). Outros suplementos (Creatina, BCAA, HMB, CLA, Carnitina, Efedrina, Glutamina, Piruvato, Óxido Nítrico). Cálculo e Prescrição de Dieta (Cálculo Energético para o desportista e atleta: Manutenção do peso com maior “definição” muscular, Hipertrofia Muscular, Emagrecimento sem perda de massa muscular; Dieta pré-treino e pré-competição; Dieta e suplementação durante e após o treino e competição). Experiências práticas de consultório.

Dra. Carmen Zita Pinto Coelho - Nutricionista Clínica e Esportiva atuando na área a mais de 15 anos. Professora de Pós-Graduaçã em Nutrição Esportiva na UNI-BH e Nutricionista do Laboratório de Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida da UFMG. Foi nutricionista do Cruzeiro Futebol Clube. Possui aperfeiçoamento em Treinamento Esportivo pelo Instituto de Cultura Física de Moscou.

Sexta à Tarde - 14h às 18h - Curso II - FoodService

Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições

Curso dirigido aos profissionais que atuam na gestão da produção de refeições, institucionais e comerciais, apresentando ações para a promoção da saúde, melhoria da qualidade e satisfação dos clientes, com ênfase nos aspectos nutricionais e sensoriais, disponibilizando instrumentos para avaliação e controle do processo produtivo. O programa engloba: Questões Gerais Sobre Qualidade na Produção de Refeições; A Atenção Alimentar e Nutricional ao Comensal na Produção de Refeições; Metodologia de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio – AQPC; Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial – AQNS.

Dra Anete Araújo de Sousa - Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos e Doutora em Engenharia. Docente do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

 

 

Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2006
 
Sexta à Noite 18h30 às 19h30

Abertura Guia Alimentar da População Brasileira - Promovendo uma Alimentação Saudável - Ministério da Saúde

Dra. Taís Porto Oliveira
- Nutricionista, Consultora técnica da Coordenação da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos

Sábado Integral - 8h30 às 18h

8h às 11h30 – Sessão de Nutrição Clínica/Hospitalar

8h – 8h45 – Comportamento Alimentar e Qualidade de Vida
Prof. Dra. Maria do Carmo Fontes de Oliveira – Nutricionista, Docente do Curso de Nutrição da UFV, Especialista em Nutrição Materno Infantil pela UFRJ, Mestre em Extensão Rural pela UFV e Doutora em Ciências da Nutrição pela Universidade Estadual do Colorado (USA).

8h45 - 9h30 - Efeito da Carga Glicêmica Sobre a Saciedade
Prof. Dra Rita de Cássia Gonçalves Alfenas – Nutricionista, Docente da Área de Nutrição Clínica do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Mestre em Microbiologia de Alimentos pela UFV e Ph.D. em Controle de Ingestão Alimentar pela Universidade de Purdue (EUA).

9h30 –10h– Coffee Break

10h – 10h45
– Nutrição na Fenilcetonúria
Dra Viviane Kanufre - Nutricionista do Hospital das Clínicas - UFMG, Coordenadora da Nutrição no Núcleo de Pesquisa em Apoio Diagnóstico, Mestranda em Ciencias da Saúde da Criança e Adolescente – Pediatria – UFMG.

10h45 – 11h30 - O Equilíbrio dos Ácidos Graxos Ômega 3 e 6 para Prevenção das Doenças Crônico-degenerativas
Dra Cynthia Antonnácio - Mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo, Sócia Proprietária da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, e Autora do livro "Boa Forma em 8 Semanas" (ed. Dez/05).

11h30 às 12h15 – Sessão de Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

11h30 às 12h15 – A Busca da Qualidade na Alimentação Hospitalar
Dra Anete Araújo de Sousa - Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos e Doutora em Engenharia. Docente do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

12h15 – 14h – Almoço para todos os congressista (incluso).

14h às 15h30 – Sessão de Nutrição Esportiva


14h às 14h45 – Suplementos Nutricionais para o Esportista– Estudos Científicos, Benefícios e Efeitos Colaterais
Dra. Carmen Zita Pinto Coelho - Nutricionista Clínica e Esportiva atuando na área a mais de 15 anos. Docente da Pós-Graduação em Nutrição Esportiva na UNI-BH e Nutricionista do Laboratório de Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida da UFMG. Foi nutricionista do Cruzeiro Futebol Clube. Possui aperfeiçoamento em Treinamento Esportivo pelo Instituto de Cultura Física de Moscou.

14h45 – 15h30 - Nutracêuticos e Atividade Física
Dr Lupércio Cançado Farah - Nutricionista, Docente de Educação Física, Doutorando em Medicina Bioquímica - UCLA – USA, Especialização em Nutracêuticos - Boston – USA, Especialização em Fitoterapia - Chicago – USA, Aperfeiçoamento em Fitoterapia - Frankfurt – Alemanha, Especialização em Ciência do Treinamento.

15h30 – 16h – Coffee Break

16h -17h30 – Sessão de Nutrição e Saúde Pública

16h – 16h45 – A Fome Oculta
Dra Andrea Ramalho - Doutora em Ciências da Saúde Pública, Docente e Diretora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

16h45 – 17h30 - Anemia Ferropriva na Atenção Básica de Saúde: Desafio a Ser Vencido
Maria Beatriz Monteiro de Castro Lisbôa - Coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bióloga e Enfermeira pela Pontifícia Universidade Católica - BH - MG.

17h30 - 18h - Consenso Regional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum Regional)