Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2007
 

Curso I - 9h – 12h - Alimentos Funcionais na Prática Esportiva
Princípios da aplicação do uso de alimentos funcionais na prevenção e tratamento de doenças e na prática esportiva (fitoquímicos, antioxidantes, ácidos graxos ômega-3, fibra dietética, prebióticos, probióticos e isoflavonas).
Profa. Dra. Nailza Maestá - Doutora pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física - UNIFAC – Botucatu.

Curso II - 13h – 16h – Alimentos Funcionais na Prática Clínica
Princípios da aplicação do uso de alimentos funcionais na prevenção e tratamento de doenças e na prática esportiva (fitoquímicos, antioxidantes, ácidos graxos ômega-3, fibra dietética, prebióticos, probióticos e isoflavonas).
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso III –16h30 – 20h - Gastronomia Saudável no Turismo e na Hospitalidade
- Gastronomia, turismo e hospitalidade
- Tendências da gastronomia - do regional ao fusion
- O papel cultural da gastronomia
- Gastronomia saudável e o prazer da alimentação
Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB

 
 

 

Programação Científica - Fórum Regional de Nutrição 2007
 

Palestras do Fórum de Nutrição (sábado)

8h – 9h - Conferência de Abertura – "Desafios da Nutrição no Sistema Único de Saúde" -Ministério da Saúde

Nutrição Clínica/Hospitalar

9h - 9h45 – Interações entre polimorfismos genéticos e fatores nutricionais
Prof.ª Dr.ª Renata Nascimento de Freitas - Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre e Doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFMG com treinamento no Paterson Institute for Cancer Research - The University of Manchester - Inglaterra. Professora Adjunta da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFOP.

9h45 – 10h15– Coffee Break

10h15 - 11h – Consumo de àcidos graxos trans e seus efeitos para saúde
Prof. Dra Cephora Maria Sabarense – Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da UFV.

11h – 11h45 – As Proteínas da Dieta e o Sistema imune.
Prof. Dra Joana Ferreira do Amaral - Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Ciências Biológicas pela UFOP e Doutora em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Curso de Nutrição e Professor Assistente do Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

11h45 - 12h30– Alimentação Regional Saudável
Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Nutricionista, Mestre em Ciência de Alimentos, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UnB, Coordenadora dos cursos de Pós-graduação: Gastronomia e Segurança Alimentar e Gastronomia e Saúde do Centro de Excelência em Turismo da UnB, Coordenadora do Projeto do CNPq: Alimentação Regional Saudável e Professora do Mestrado em Nutrição Humana da UnB.

Nutrição Esportiva

14h às 14h45 – Transtornos Alimentares e Atividade Física
Prof. Dra Silmara dos Santos Luz - Graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Especialização em Nutrição pela Escola Paulista de Medicina, Mestrado e Doutorado em Nutrição pela Universidade de São Paulo. Professora Assistente do Centro Universitário de Belo Horizonte.

14h45 – 15h30 - Adequação Nutricional para o Desempenho Físico
Profa. Dra. Nailza Maestá - Doutora pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física - UNIFAC – Botucatu

15h30 – 16h – coffee-break

Nutrição e Saúde Pública

16h – 16h45 – Longevidade e Qualidade de Vida: Aspectos Nutricionais .
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16h45 – 17h30 – Nutrição na Atenção Básica
Dra. Maria Beatriz Monteiro de Castro Lisbôa - Coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bióloga e Enfermeira pela Pontifícia Universidade Católica - BH - MG.

17h30 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)