Programação Científica - Total de 18hs de cursos e palestras
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2007 (sexta-feira)

Curso I – 9h – 12h –Nutrição Esportiva em Academias
Aspectos da prática cotidiana de atendimento nutricional em academias, incluindo: revisando o papel dos nutrientes na bioenergética; alimentação antes, durante a após o treino; o atendimento nutricional na academia; dúvidas mais freqüentes; conhecimento X prática nutricional; anamnese; cálculo do GEB; perda de peso e ganho de massa magra; conduta nutricional; especificidades metabólicas - crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
Dra Priscilla Marcondelli Dias Thomaz - Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo, Especialização em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e Mestrado em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília. Atualmente é doutoranda na UNB, Nutricionista da Academia Companhia Athletica, atende em consultório e presta consultoria em nutrição.

Curso II - 13h – 16h - Alimentos Funcionais na Prática Clínica
Princípios da aplicação do uso de alimentos funcionais na prevenção e tratamento de doenças e na prática esportiva (fitoquímicos, antioxidantes, ácidos graxos ômega-3, fibra dietética, prebióticos, probióticos e isoflavonas).
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso III –16h30 – 19h30 – Gastronomia e Alimento Seguro no Turismo e Hospitalidade
Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Nutricionista, Mestre em Ciência de Alimentos, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UnB. Coordenadora dos cursos de pós-graduação: Gastronomia e Segurança Alimentar e Gastronomia e Saúde do Centro de Excelência em Turismo da UnB. Coordenadora do projeto do CNPq: Alimentação Regional Saudável e Professora do Mestrado em Nutrição Humana da UnB.

Palestras do Fórum de Nutrição (sábado)

8h – 9h - Conferência de Abertura – "Desafios da Nutrição no Sistema Único de Saúde" - Ministério da Saúde

Nutrição Clínica/Hospitalar

9h – 9h45 – Abordagem do Modelo Transteórico no Comportamento Alimentar.
Dra Natacha Toral - Nutricionista formada pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em
Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela Universidade Federal de São
Paulo (UNIFESP), Mestre e Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de São
Paulo (USP). Atualmente é consultora técnica da Coordenação Geral da Política
de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

9h45 – 10h15 – Coffee Break

10h15 – 11h – Sindrome Metabólica: Abordagem Nutricional
Profa. Dra. Kênia Mara Baiocchi de Carvalho - Nutricionista pela Universidade de Brasília (UnB), Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UnB, Mestre em Ciências da Saúde pela UnB, Doutora em Ciências pela UNIFESP, Orientadora credenciada do Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana da UnB, Docente de disciplinas de graduação (Patologia Nutricional e Dietoterapia, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica) e Pós graduação (Nutrição Clínica e Nutrição e Comportamento).

11h – 11h45– Abordagens Complementares na Nutrição (Dietoterapia Chinesa e Fitoterapia)
Dra Deise Lopes - Nutricionista pós-graduada em Saúde Coletiva e Fisiologia do Exercício pela UnB. Formação em Medicina Tradicional Chinesa. Atua desde de 1992 em atendimento ambulatorial. Professora e coordenadora da pós graduação de Nutrição Clinica da Faculdade JK. Participou como coordenadora da comissão de terapias complementares do Conselho Federal de Nutricionistas. Criadora e coordenadora do Instituto Vida Uma.

Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

11h45 - 12h30– Alimentação Regional Saudável
Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB

Nutrição Esportiva

14h - 14h45 - O uso de proteínas e suplementos protéicos na Nutrição Esportiva.
Dr. Antonio Felipe Correa Marangon -
Graduado em Educação Física (UCB) e Nutrição (UCB). Especialista em Fisiologia do Exercício (UnB) e Nutrição Esportiva (UniFOA). Mestre em Educação Física (Wisconsin University). Atualmente é docente do Curso de Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário UniCEUB e Nutricionista Esportivo da Cia Athletica.

14h45 – 15h30 – Nutrição Esportiva: Atuação do Nutricionista e Pontos Polêmicos
Dra Priscilla Marcondelli Dias Thomaz -
Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo, Especialização em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e Mestrado em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília. Atualmente é doutoranda na UNB, Nutricionista da Academia Companhia Athletica, atende em consultório e presta consultoria em nutrição.

15h30 – 16h15 – Atividade Física para Diabéticos: Doce Desafio
Prof. Dra. Jane Dullius - Docente na Universidade de Brasília, Coordenadora de Programa de Educação em Diabetes Doce Desafio / Proafidi na UnB, Doutora em Ciências da Saúde, Professora de Educação Física, Técnica em Alimentos, Autora do livro "Diabetes: Saúde, Educação e Atividades Físicas".

16h15 – 16h45 – coffee-break

Nutrição e Saúde Pública

16h45 – 17h30 - Longevidade e Qualidade de Vida: Aspectos Nutricionais
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

17h30 – 18h15 - Insegurança Alimentar: Desnutrição vs Obesidade
Profa. Dra Muriel Bauermann Gubert
- Nutricionista e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, Professora da Universidade Católica de Brasília, Pesquisadora Associada do Observatório de Políticas de Alimentação e Nutrição- UnB/NP3.

18h15 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)