3º Fórum Nacional de Nutrição - Região Sul - Porto Alegre
 
 

 

Programação Científica - Total de 18hs de cursos e palestras
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2007 (sexta-feira)

Curso I - 9h – 12h - Alimentos Funcionais na Prática Esportiva
Princípios da aplicação do uso de alimentos funcionais na prevenção e tratamento de doenças e na prática esportiva (fitoquímicos, antioxidantes, ácidos graxos ômega-3, fibra dietética, prebióticos, probióticos e isoflavonas).
Profa. Dra. Nailza Maestá - Doutora pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física - UNIFAC - Botucatu

Curso II – 13h – 16h - Síndrome Metabólica: Estratégias Nutricionais e Controle das
Anormalidades Metabólicas.

Conceituação, Epidemiologia e Diagnóstico da Síndrome Metabólica (associa fatores de risco cardiovasculares, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, e diabetes, entre outros, com a deposição central de gordura e a resistência à insulina), Alterações metabólicas na SM, Abordagem Terapêutica Conjunta na SM de acordo com a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica.
Prof. Dra Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).

Curso III –16h30 – 19h30 –Nutrição Materno-Infantil
Impacto do estado nutricional da gestante na saúde futura do seu filho. Aleitamento materno. Controvérsias na alimentação no primeiro ano de vida. Desafios nutricionais (Doença Celíaca, Fibrose Cística, Refluxo Gastro Esofágico, Obesidade).
Dr. Nataniel Viuniski - Médico Nutrólogo e Pediatra, Chefe do Serviço de Nutrologia do Hospital Unimed - Caxias do Sul, Consultor da Universidade Católica de Brasília, Consultor Médico do Núcleo Espaço Leve - São Paulo, Autor do Livro - Obesidade Infantil - Um Guia Prático - Ed. EPUB - Rio de Janeiro, Membro do Comitê de Nutrologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

Palestras do Fórum de Nutrição (sábado)

8h – 9h - Conferência de Abertura – "Desafios da Nutrição no Sistema Único de Saúde" -Ministério da Saúde

Nutrição Clínica/Hospitalar

9h - 9h45 – Nutrição e Pesquisa Clínica
Prof. Dra. Bernardete Weber
- Nutricionista, Pós-graduação em Administração Hospitalar, Livre Docente em Nutrição Clínica, Superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento, Membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar, Docente dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão de Saúde da FUNDASC ,Florianópolis, SC e IAHCS , POA , RS.

9h45 – 10h15– Coffee Break

10h15 – 11h – Abordagem Nutricional na Síndrome Metabólica
Prof. Drª Josefina Bressan -
Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).

11h - 11h45 - O uso de probióticos como imunomoduladores
Dra Denise Leão Suguitani -
Nutricionista pelas Faculdades IPA-IMEC de Porto Alegre, Mestre em Nutrição Clínica com Imunologia pela University of Surrey da Inglaterra.

Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

11h45 - 12h30– A Cultura à Mesa: Saberes e Práticas da Alimentação à Luz da Antropologia
Renata Menasche -
Doutora em Antropologia Social, Professora do PGDR/UFRGS e Pesquisadora da FEPAGRO. Membro da sessão Brasileira da International Comission on the Anthropology of Food (ICAF), Autora do livro “A agricultura familiar à mesa: saberes e práticas da alimentação no Vale do Taquari”.

Nutrição Esportiva

14h às 14h45 – Otimizando a Redução do Percentual de Gordura em Indivíduos Fisicamente Ativos
Prof. Dra Raquel da Luz Dias -
Graduação em Educação Física e em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular da PUCRS.

14h45 – 15h30 – Adequação Nutricional para o Desempenho Físico
Profa. Dra. Nailza Maestá -
Doutora pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física - UNIFAC – Botucatu

15h30 – 16h – coffee-break

Nutrição e Saúde Pública

16h – 16h45 – Vigilância e educação nutricional e em saúde da população de idosos
Prof. Dra Sônia Alscher -
Nutricionista. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública. Mestre em Bioquímica pela UFRGS. Professora do curso de graduação em Nutrição da PUCRS. Professora do curso de pós-graduação em Nutrição Enteral e Parenteral da PUCRS

16h45 – 17h30 – Efeito da Fortificação de Farinhas sobre Anemia em Crianças
Prof. Dra Maria Cecília Formoso Assunção -
Nutricionista com doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Professora adjunta do Departamento de Nutrição e do programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Salud Pública em Cuernavaca, México.

17h30 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)