Programação Científica - Total de 18hs de cursos e palestras
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2007 (sexta-feira)

Curso I - 9h – 12h - Alimentos Funcionais na Prática Esportiva
Princípios da aplicação do uso de alimentos funcionais na prevenção e tratamento de doenças e na prática esportiva (fitoquímicos, antioxidantes, ácidos graxos ômega-3, fibra dietética, prebióticos, probióticos e isoflavonas).
Profa. Dra. Nailza Maestá, Doutora pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP - Botucatu
Professora convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física - UNIFAC - Botucatu

Curso II - 13h – 16h – Longevidade e Qualidade de Vida: Aspectos Nutricionais .
o curso objetiva discutir os aspectos anatomofisiológicas do envelhecimento e o papel da nutrição na longevidade e na melhor qualidade de vida.
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso III –16h30 – 19h30 – Gastronomia Saudável no Turismo e na Hospitalidade
Gastronomia, turismo e hospitalidade, Tendências da gastronomia - do regional ao fusion ,O papel cultural da gastronomia, Gastronomia saudável e o prazer da alimentação
Prof. Dra Verônica Cortez Ginani - Nutricionista (UnB), Especialista em Qualidade em Alimentos (UnB), Mestre em Nutrição Humana (UnB), autora do livro “Da alimentação à Gastronomia” - Editora UnB, Membro do Grupo de Pesquisa de Gastronomia do Centro de Excelência em Turismo (UnB), Professora nos cursos de pós-graduação do Centro de Excelência em Turismo (UnB).

Palestras do Fórum de Nutrição (sábado)

8h – 9h - Conferência de Abertura – "Desafios da Nutrição no Sistema Único de Saúde" -Ministério da Saúde

Nutrição Clínica/Hospitalar

9h – 9h45 –Sindrome Metabólica: Abordagem Nutricional
Dra Maria Goretti Pessoa de Araújo Burgos
- Mestrado e Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Nutricionista da UFPE.

9h45 – 10h15 – Coffee Break

10h15 – 11h - Alimentos Funcionais na Prática Clínica
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

11h – 11h45– Nutrição e Prevenção de Doenças Crônicas não Transmissiveis
Prof. Dra Lucia de Fatima Campos Pedrosa
- Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Ciências dos Alimentos pela USP e Pós-doutorado em Bioquímica de Lectinas pela UFPE. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Graduação e nos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e Ciências da Saúde, nos quais é orientadora de Mestrado e Doutorado.

Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

11h45 - 12h30– Alimentação Regional Saudável
Prof. Dra Verônica Cortez Ginani
- Nutricionista (UnB), Especialista em Qualidade em Alimentos (UnB), Mestre em Nutrição Humana (UnB), autora do livro “Da alimentação à Gastronomia” - Editora UnB, Membro do Grupo de Pesquisa de Gastronomia do Centro de Excelência em Turismo (UnB), Professora nos cursos de pós-graduação do Centro de Excelência em Turismo (UnB).

Nutrição Esportiva

14h – 14h45 - Adequação Nutricional para o Desempenho Físico
Profa. Dra. Nailza Maestá
- Doutora pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física - UNIFAC – Botucatu

14h45 – 15h30 – Exercício Físico, Nutrição e Imunidade
Prof. Dra Carol Virginia Gois Leandro
- Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.

15h30 – 16h – coffee-break

Nutrição e Saúde Pública

16h – 16h45 – Boas Práticas de Manipulação em Restaurantes Comerciais e Saúde do Consumidor
Dra Vânia Cristina Freitas - Nutricionista, Especialista em Vigilância Sanitária e Gerente de Controle de Alimentos da Vigilância Sanitária da PCR (Prefeitura da Cidade de Recife).

16h45 – 17h30 - Alimento Seguro e Doenças Veiculadas por Alimentos
Prof. Dra Mônica Alves - Nutricionista, Mestre em Bases Experimentais pela UFPE, Especialista em Vigilância Sanitária, Nutricionista da Secretaria da Saúde de Recife do Núcleo de Educação Sanitária, Diretora da UNINUTRI.

17h30 - 18h - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)