Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2007
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2007 (sexta-feira)

Curso I – 9h – 12h - Nutrição Clínica nas Alterações Catabólicas: Câncer e Sida.
Introdução às alterações catabólicas, Aspectos fisiopatológicos, interação entre fármacos e nutrientes, avaliação clínico-nutricional e condutas dietoterápicas no câncer e SIDA
Prof. Dra. Nelzir Trindade Reis – Nutricionista e Médica, responsável pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Prof. Titular (aposentada ) da Universidade Federal Fluminense. Prof. Adjunta A de Nutrição Clínica da Univ. Veiga de Almeida. Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF. Autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial", "Nutrição Clínica no Sistema Digestório" , "Nutrição Clínica – Alcolismo" e " Nutrição Clínica - Interações ". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar

Curso II - 13h – 16h - Nutrição Esportiva em Academias
Aspectos da prática cotidiana de atendimento nutricional em academias, incluindo: revisando o papel dos nutrientes na bioenergética; alimentação antes, durante a após o treino; o atendimento nutricional na academia; dúvidas mais freqüentes; conhecimento X prática nutricional; anamnese; cálculo do GEB; perda de peso e ganho de massa magra; conduta nutricional; especificidades metabólicas - crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
Dra. Marcia Daskal Hirschbruch – Nutricionista, Mestre pela Unifesp-EPM, Especialista em Nutrição e Dietética – ASBRAN, Profissional Destaque 2004 - Prêmio TOP ENAF, Prêmio Maria Lúcia Cavalcanti 2000 e 2003 - Categoria Nutrição Esportiva, Autora do Livro “Nutrição Esportiva - Uma Visão Prática”, Implantou e coordenou o Ambulatório de Nutrição Esportiva no Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp-EPM e os Departamentos de Nutrição das Academias Fórmula e Bio Ritmo, Sócia-Diretora da Recomendo.

Curso III –16h30 – 20h - Gastronomia Saudável no Turismo e na Hospitalidade
- Gastronomia, turismo e hospitalidade
- Tendências da gastronomia - do regional ao fusion
- O papel cultural da gastronomia
- Gastronomia saudável e o prazer da alimentação
Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.

 
 

 

Programação Científica - Fórum Regional de Nutrição 2007
 

Palestras do Fórum de Nutrição (sábado)

8h – 9h - Conferência de Abertura – "Desafios da Nutrição no Sistema Único de Saúde" -Ministério da Saúde

Nutrição Clínica/Hospitalar

9h – 9h45 – Obesidade: Fatores de Risco e Prevenção.
Prof. Dra. Rosely Sichieri - Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Botucatu, especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Realizou Pos-doutorado em Epidemiologia em 1990 no NIH- USA e na Harvard School. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9h45 – 10h15 – Coffee Break

10h15 – 11h - Prevenção do Câncer Através da Alimentação Balanceada
Prof. Dra. Cláudia Cople Rodrigues - Nutricionista pela UFRJ; Mestre em Nutrição Humana UFRJ; Doutora em Ciências pela UNIFESP; Profa. Adjunta de Nutrição Clínica da UERJ e da UVA.


11h – 11h45– Transtornos Alimentares: Anorexia e Bulimia - Diagnóstico e Tratamento
Dra. Monica Duchesne - Coordenadora do Grupo de Obesidade e Trantornos Alimentares. IEDE - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Terapeuta Cognitivo Comportamental.

Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


11h45 - 12h30 – Alimentos Funcionais na Produção de Refeições
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nutrição Esportiva

14h às 14h45 – Discutindo o Uso de Suplementos na Nutrição Esportiva (aspectos éticos, comerciais, controle de qualidade e consumo)
Dra. Marcia Daskal Hirschbruch – Nutricionista, Mestre pela Unifesp-EPM, Especialista em Nutrição e Dietética – ASBRAN, Profissional Destaque 2004 - Prêmio TOP ENAF, Prêmio Maria Lúcia Cavalcanti 2000 e 2003 - Categoria Nutrição Esportiva, Autora do Livro “Nutrição Esportiva - Uma Visão Prática”, Implantou e coordenou o Ambulatório de Nutrição Esportiva no Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp-EPM e os Departamentos de Nutrição das Academias Fórmula e Bio Ritmo, Sócia-Diretora da Recomendo.

14h45 – 15h30 – Nutrição para o Exercício de Alto Rendimento
Prof. Dra. Beatriz Goncalves Ribeiro – Doutora em Nutrição Humana Aplicada – USP, Consultora do Centro de Promoção de Saúde – Petrobrás, Professora Adjunta do Instituto de Nutrição da UFRJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Nutrição, Exercício e Saúde - INJC/UFRJ

15h30 – 16h – coffee-break

Nutrição e Saúde Pública

16h – 16h45 – Cantinas Escolares:
Um Espaço de Promoção da Alimentação Saudável
Prof. Dra. Luciana Azevedo Maldonado - Coordenadora de Projetos Educativos do Instituto de Nutrição Annes Dias - Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e Professora do Departamento de Nutrição Social do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

16h45 – 17h30 – Práticas Educativas para Promoção da Alimentação Saudável
Prof. Dra. Sheila Rotenberg - Nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização Em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz e Mestrado Em Saúde da Mulher e da Criança pelo Fundação Oswaldo Cruz . Atualmente é nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e regime parcial da Universidade Federal Fluminense.

17h30 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)