Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 5º Fórum Nacional de Nutrição >> Rio de Janeiro
 
5º Fórum Nacional de Nutrição - Rio de Janeiro - RJ
 
 

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2009
27 de março de 2009 (Sexta-feira)


Curso I –9h – 12h – Nutrição, Atividade Física e Emagrecimento
Prof. Dra. Mirtes Stancanelli
- Mestre e Doutoranda pelo Departamento de Biologia Funcional e Molecular do Instituto de Bioquímica da Unicamp; Nutricionista do Labex – Laboratório de Bioquímica do Exercício – Unicamp; Nutricionista do Finasa/Esportes e da Ponte Preta Futebol Clube.

Curso II - 13h – 16h – Nutrição, Câncer e Alimentos Funcionais
Prof. Dra. Cláudia Cople
– Nutricionista pela UFRJ, Mestrado em Nutrição pela UFRJ e Doutorado em Nutrição pela UNIFESP. Professor adjunto da UERJ e da UVA.

Curso III –16h30 – 19h30 - Food Service: Gastronomia nas Restrições Alimentares
Prof Dra. Raquel Braz Assunção Botelho
- Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.


Fórum de Nacional de Nutrição 28 de março de 2009 (Sábado)

8h ás 8h45 - Promoção da Alimentação Saudável
Prof. Dra Sheila Rotenberg
- Nutricionista-sanitarista. Mestre em Saúde da Mulher e da Criança pela Instituto Fernandes Figuera-IFF/FIOCRUZ. Docente do Departamento de Nutrição Social da UFF e Nutricionista da SMSRio-Instituto de Nutrição Annes Dias.


Nutrição Clínica/Hospitalar

8h45 – 9h30 -  Alimentos Funcionais e Controle do Peso e da Ingestão Alimentar
Prof. Dra Josefina Bressan
- Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e Professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), Coordenadora de Convênios Internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, Pesquisadora do CNPq.

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 - Doenças Inflamatórias Intestinais: Recomendações Dietéticas
Prof. Dra Nelzir Trindade Reis
– Nutricionista e Médica, responsável pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Prof. Titular aposentada da UFF. Prof. Adjunta A de Nutrição Clínica da UVA. Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF. Autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial", "Nutrição Clínica no Sistema Digestório" , "Nutrição Clínica – Alcolismo" e " Nutrição Clínica - Interações ". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar

10h45 – 11h30 –  Transtornos Alimentares: Dificuldades na Prática Clínica
Prof Dra Luciana Reis Malheiros
- Nutricionista, Professora Adjunta do
Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFF. Doutoranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFF e
Mestre em Patologia pela UFF. Tem experiência na área de Transtornos Alimentares, tendo realizado atendimento ambulatorial no NUTTRA e na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

11h30 – 12h15 – Nutrição e Estética
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza
- Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h - Gastronomia Regional Saudável
Prof Dra. Raquel Braz Assunção Botelho
- Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.


Nutrição e Atividade Física nas Doenças Crônicas


14h15 às 15h – Atividade Física e Nutrição no Diabetes Mellitus
 Prof Dr. Emilson Portella -
Professor do Departamento de Nutrição Básica e Experimental do Instituto de Nutrição da UERJ, do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Estácio de Sá e do Ambulatório de Diabetes do Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ.
 
15h - 15h45 - Mudança de Estilo de Vida e Síndrome Metabólica
Dra Viviane do Valle Couto Reis
– Nutricionista,  Mestre em Nutrição pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ; Especialista em Treinamento Desportivo pelo Instituto de Educação Física da UFRJ; Nutricionista do Projeto de Educação Física e Promoção da Saúde da UERJ, Nutricionista atuante nas academias Body Limits (Tijuca) e Max Fit (Méier).

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Prevenção de Câncer: Recomendações e Desafios
Dr Fabio da Silva Gomes
- Nutricionista pela UERJ, Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, e Doutorando em Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da UERJ. Tem experiência em Análise Nutricional de População, Análise de Políticas e Programas de Alimentação e Nutrição, e Prevenção e Controle de Câncer. Trabalha na Área de Alimentação, Nutrição e Câncer do INCA como Analista de Programas Nacionais para Controle de Câncer.

17h – 17h45 – Inserção do Nutricionista no Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Prof. Dra Nelcy Ferreira da Silva - Nutricionista pela UFF, Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF. Atualmente é Prof. Adjunto da UFF e Presidente do CFN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.