5º Fórum Nacional de Nutrição - Salvador BA
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2009
08 de maio de 2009 – sexta-feira

Curso I – 9h – 12h - Nutrição nas Diversas Modalidades Desportivas
Prof. Dr. Moises Feitosa
  - Nutricionista graduado pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.

Curso II – 13h- 16h – Alimentos Funcionais e Doenças Crônicas não Transmissíveis: Câncer, Doenças Cardíacas, Diabetes e Síndrome Metabólica.
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso III – 16h30 – 19h30  - Plano de ação com Intervenções para Solução de Não Conformidades Sanitárias
Dra. Márcia M. M. Paranaguá
- Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia. Docente da FAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE – UNIME, nas disciplinas Técnica Dietética e Gastronomia, e Higiene, Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade em Nutrição. Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade – NIH – 52.2001.- Programa de Certificação da qualidade Profissional para o Setor de turismo.

Fórum de Nacional de Nutrição
09 de maio de 2009 – sábado


8h – 8h45 - Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade
Prof. Dra Graziela Rita Rodrigues Brandão
- Nutricionista (UNEB) especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo e pelo GANEP, Professora de Nutrição Materno Infantil, Supervisora de Estágio curricular em Nutrição Clínica da UNIME. Nutricionista de equipe multidisciplinar da Clínica AMO

Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30  - Cuidado Nutricional na Síndrome Metabólica - Abordagem das Diretrizes de Tratamento, Dieta Dash e Dieta do Mediterrâneo
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 – Avanços em Terapia Nutricional do Câncer
Dra Rosângela Passos de Jesus Mazza
- Professora Adjunta da Escola de Nutrição da UFBA, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora da Residência em Nutrição Clínica da UFBA

10h45 - 11h30 – Nutrição e Doenças Cardiovasculares: Prevenção e Tratamento
Prof. Dra  Sandra Mary Lima Vasconcelos
- Nutricionista pela Universidade Federal de Alagoas  com Mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas. Publicou o Manual de Avaliação Nutricional de Enfermos nas Diversas Etapas da Vida, 2 ed em 2004 pela EDUFAL.

11h30 – 12h15   - Nutrição e Estética
Prof. Dra Carlene M.P. Brito
- Graduada em Nutrição, Especialista em Nutrição Enteral pela UFBA- Universidade Federal da Bahia, Docente Titular da Área de Ciências Médicas e da Saúde nos Cursos de Nutrição, Beleza Estética e Enfermagem do Centro Universitário da Bahia – FIB.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Gestão de Pessoas: Educação Sanitária Continuada para Manipuladores de Alimentos
Dra. Márcia M. M. Paranaguá -
Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia. Docente da FAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE – UNIME, nas disciplinas Técnica Dietética e Gastronomia, e Higiene, Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade em Nutrição. Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade – NIH – 52.2001.- Programa de Certificação da qualidade Profissional para o Setor de turismo.


Nutrição Esportiva


14h15 às 15h –Exercício e Alimentação como Prevenção de Doenças Cardiovasculares
Prof. Dr.Thiago Onofre Freire
- Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Nutrição no Esporte  pela Asbran - Associação Brasileira de Nutrição e Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp . Professor Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

15h – 15h45 – Substâncias de Utilização Proibida no Alto Rendimento.
Prof. Dr. Moises Feitosa
  - Nutricionista graduado pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h –Promovendo a Alimentação Saudável e Sustentável entre Escolares
Dr Juarez Calil
- Nutricionista, Mestre em Nutrição pela UFSC, Consultor Nacional em Nutrição da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Membro do Núcleo de Pesquisas de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE/UFSC), Consultor e multiplicador credenciado para os setores Mesa e Ensino Fundamental do Programa Alimentos Seguros (PAS), Multiplicador de Educação para o Consumo Sustentável formado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

17h – 17h45 – Nutrição e a Saúde Coletiva: Avaliação de Programas de Alimentação para o Trabalhador e o Impacto na Saúde.
Prof. Dra Iracema Santos Veloso
- Mestre em Saúde Coletiva, Doutora em Saúde Pública, Professora da Escola de Nutrição da UFBA , Pesquisadora do Programa Integrado em Saúde Ambiental e do Trabalhador – PISAT, Membro do Conselho Editorial da Revista de Nutrição. Revisora Ad Hoc da Public Health Nutrition.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes