5º Fórum Nacional de Nutrição - Balém do Pará
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2009
05 de junho (Sexta-feira)

Curso I – 9h – 12h – Nutrição Funcional e Suplementação no Esporte
Profa. Dra. Nailza Maestá
- Doutora pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora Convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física - UNIFAC – Botucatu

Curso II – 13h- 16h – Obesidade, uma inflamação crônica de baixa intensidade: Papel da
intervenção Nutricional
Prof. Dra Josefina Bressan
- Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Revisora de periódicos nacionais e internacionais, Coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), Coordenadora de convênios internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, Pesquisadora do CNPq.

Curso III – 16h30 – 19h30 – Food Service: Controle de Custos Em Restaurantes e Outros
Serviços de Alimentação
Prof. Dra Célia Silvério Vaz
- Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa – MG. Experiência de 23 anos em gerenciamento de restaurantes. Ministrou aulas no CET, Senac e é autora dos livros Alimentação de Coletividade – Uma abordagem gerencial e Restaurantes- controlando custos e aumentando lucro.

Fórum de Nacional de Nutrição 06 de junho de 2009 (Sábado)

8h – 8h45 - Conferência de Abertura Promoção de Práticas Alimentares e Estilo
de Vida Saudável
Prof. Dra Rahilda Brito Tuma
- Nutricionista pela UFPA, Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas, Professor Adjunto da Faculdade de Nutrição da UFPA. Membro da Comissão Assessora da Área de Nutrição do INEP/MEC. Autora de livros, capítulos de livros, Cds, artigos e mais de 100 trabalhos científicos. Orientadora e membro de bancas de TCC e monografias de especialização em diversas universidades brasileiras.

Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30  - Alimentos Funcionais e Controle do Peso e da Ingestão Alimentar
Prof. Dra Josefina Bressan
- Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e Professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), Coordenadora de Convênios Internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, Pesquisadora do CNPq.

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 – Erros Inatos do Metabolismo
Prof. Dra Roseani Andrade
- Nutricionista pela UFPA, Farmacêutica pela UFPA, Especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo, Mestranda em Neurociências e Biologia Celular, com área de concentração em Biologia celular, desenvolvendo pesquisa no laboratório de Erros Inatos do Metabolismo da UFPA, Professora da Faculdade de Nutrição da UFPA Trabalhou por quase 7 anos no Serviço de Referência de Triagem Neonatal do Pará, acompanhando pacientes portadores de fenilcetonúria.
.
10h45 – 11h30 –  Acompanhamento Nutricional Pós Cirurgia Bariátrica
Dra Maria Denise Barbalho Maklouf Carvalho
- Nutricionista, Membro da Equipe de Cirurgia Bariátrica do Hospital Ofir Loyola, Especializada em Nutrição Clínica e Nutricionista da Hematologia, Cabeça e Pescoço, Urologia e Ginecologia Oncológicos

11h30 – 12h15 -Avanços em Terapia Nutricional do Câncer
Dra Dalva Coutinho
- Nutricionista Especialista em Saúde Pública, Mestranda em Gestão em Saúde pelo Instituto Conhecimento & Ciência das Universidades Lusófonas, Nutricionista de Clínica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Belém - Pará.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h - Têndencia da Redução do Espaço Físico pela Utilização de Alimentos
Pré ou Processados
Prof. Dra Célia Silvério Vaz
- Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa – MG. Experiência de 23 anos em gerenciamento de restaurantes. Ministrou aulas no CET, Senac e é autora dos livros Alimentação de Coletividade – Uma abordagem gerencial e Restaurantes- controlando custos e aumentando lucro.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h  - Nutrição do Desportista e Atleta
Prof. Dr. Fernando Vinícius Faro Reis
- Nutricionista, Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará, desenvolvendo pesquisas em imunologia do exercício, overtraining e exercício físico em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Nutricionista Clínico no Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará, assistindo pessoas vivendo com HIV/AIDS. Docente da disciplina Nutrição Humana da Universidade Federal do Pará. Docente da disciplina Bioquímica da Nutrição da Universidade da Amazônia.

15h – 15h45 – Ergogênicos Nutricionais: Eficácia, Segurança e Legalidade em Humanos
Profa. Dra. Nailza Maestá
- Doutora pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora Convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física - UNIFAC – Botucatu

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Inserção do Nutricionista Nùcleo de Apoio a Saúde da família (NASF)
Prof. Dra Rosilene Reis
- Faculdade de Nutrição – UFPA - CECAN-Norte

17h – 17h45 – Estratégias de Promoção de Alimentação Saudável na Escola: alcances e limitações
Dra Carmen Lúcia de Oliveira Brandão
– Nutricionista, Especialização em Clínica e Terapêutica Nutricional, Nutricionista da Fundação MunicipaL de Assistência ao Estudante-Belém do Pará-Programa de Alimentação Escolar

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)