Mega Evento Nutrição 2009
10º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição


1 a 3 de outubro de 2009
Centro de Convenções Frei Caneca
São Paulo – SP - Brasil

 
 

 

Concurso Gastronomia Saudável 2009
 

Este concurso é uma grande oportunidade para que os jovens talentos da Gastronomia e da Nutrição, assim como para que os profissionais que já atuam no setor, possam mostrar suas habilidades e conhecimentos.

É a primeira vez que se realiza no país um concurso de gastronomia saudável, onde Chefs e Nutricionistas vão trabalhar em conjunto visando criar receitas realmente especiais, segundo os conceitos da gastronomia (sabor, aroma, textura, apresentação,  domínio das técnicas culinárias, agilidade na realização da preparação, etc), e os preceitos da Nutrição (domínio das técnicas dietéticas, segurança microbiológica, aspectos sensoriais, uso adequado e equilibrado dos ingredientes visando fornecer os nutrientes necessários, etc).

O júri do Concurso Gastronomia Saudável 2009 será composto por uma equipe de profissionais renomados com três Chefs e três Nutricionistas, incluindo o Chef Laurent Suaudeau e a Dra. Sibele B. Agostini.

Serão selecionadas as cinco melhores receitas recebidas, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento do concurso, para apresentação aos jurados em 15/set/2009 na Escola Laurent. Cada dupla de participantes terá 30 minutos para preparar o seu prato, que será degustado pelos seis membros do júri.

A dupla vencedora do concurso irá realizar uma demonstração prática da sua receita no X Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição do Mega Evento Nutrição 2009 em 3/out/2009.

O prêmio para a dupla vencedora será um curso especial para ambos os vencedores, realizado em 3 manhãs, na Escola Laurent em São Paulo-SP, em data a ser definida.

Datas Importantes:
15/ago/2009 – data limite para envio das receitas
30/ago/2009 – data de notificação das 5 duplas selecionadas
15/set/2009 – apresentação na Escola Laurent das 5 receitas selecionadas
03/out/2009 – apresentação da receita vencedora no X Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição do Mega Evento Nutrição 2009 – Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca – São Paulo - SP

Inscrições:
As inscrições devem ser feitas enviadas à Núcleo / Nutrição em Pauta para o email nucleo@nutricaoempauta.com.br, junto com a ficha de inscrição, curriculum dos dois candidatos e receita a ser apresentada.

Regras Gerais
- Somente serão aceitas receitas até 15/ago/2009, de duplas formadas por um Chef e um Nutricionista, formados ou estudantes, ambos inscritos no X Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição do Mega Evento Nutrição 2009.
- No texto enviado deverá constar: uma breve descrição da receita, modo de preparo, ingredientes, composição nutricional por porção (quantidade, valor calórico, carboidratos, proteinas e lipídeos),  justificativa nutricional e foto.
- Os autores das cinco receitas selecionadas serão notificados até 30/ago/2009.
- Será emitido um certificado para cada receita selecionada e apresentada, onde constarão os nomes do Chef e da Nutricionista.
- As receitas selecionadas e apresentadas serão colocadas nos Anais do X Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição e estarão disponíveis no site www.nutricaoempauta.com.br.
- Cada autor poderá apresentar no máximo duas receitas.

 
 

 

Finalistas selecionados para apresentarem suas receitas na Escola Laurent em 15/set/2009
 

RECEITA 01: "PEIXE NA TERRA DOS MARECHAIS"
CHEF DE COZINHA: Gerson Domingos Ferreira - Hotel Ponta Verde - Maceió - AL
NUTRICIONISTA: Andréa Maria Ferreira Wanderley - Hotel Ponta Verde - Maceió - AL

RECEITA 02 : "RISOTO CREMOSO COM TOFU E COGUMELOS"
CHEF DE COZINHA: João Paulo Corrêa Saldanha - Restaurante Espaço Ambienta - Porto Alegre - RS
NUTRICIONISTA: Jacira Conceição dos Santos - Prof. e Nutricionista Clínica - Porto Alegre - RS

RECEITA 03 : "MOQUECA CAPIXABA NO PAPILLOTE COM BANANA DA TERRA"
NUTRICIONISTA e CHEF DE COZINHA: Luiza Rabello Laignier - Pós-Graduanda em Cozinheiro Chef Internacional (SENAC)
São Paulo - SP
NUTRICIONISTA e CHEF DE COZINHA: Juliana Barbosa Santos Gomes - Pós-Graduanda em Cozinheiro Chef Internacional (SENAC) São Paulo - SP

RECEITA 04 : "PETIT GÂTEAU DE BRÓCOLIS COM MOLHO DE SHITAKE E TOMATE SECO"
CHEF DE COZINHA: Magdamara J. Morbeck Sousa - Restaurante Capim Limão - Rio de Janeiro - RJ
NUTRICIONISTA : Marília Oliveira Boso - Hospital Nise da Silveira - Rio de Janeiro- RJ

RECEITA 05 : "RISOTO A BAHIA BELA"
CHEF DE COZINHA: Valdomiro Brito de Souza - Hospital Aliança - Salvador - BA
NUTRICIONISTA : Isabel Cristina Rios da Silva - Hospital Aliança - Salvador - BA

RECEITA 06 : "PESCADA AO MOLHO DE CASTANHA DO PARÁ"
CHEF DE COZINHA: Fábio Resende Sicília - Dono do Restaurante Dom Giuseppe - Belem do Pará - PA
NUTRICIONISTA : Yoko Onu - Professora da Universidade Federal do Pará - Belém do Pará - PA

 
 

 

Dupla Vencedora
 

RECEITA: "MOQUECA CAPIXABA NO PAPILLOTE COM BANANA DA TERRA"
NUTRICIONISTA e CHEF DE COZINHA: Luiza Rabello Laignier - Pós-Graduanda em Cozinheiro Chef
Internacional (SENAC) - São Paulo - SP
NUTRICIONISTA e CHEF DE COZINHA: Juliana Barbosa Santos Gomes - Pós-Graduanda em Cozinheiro
Chef Internacional (SENAC) - São Paulo - SP

 
 

 

Fotos do Concurso
 
 
Da esquerda para a direita: Chef Massimo Barletti, Prof. Dra. Marcela Veiros, Chef Laurent Suaudeau, Prof. Dra. Sonia Tucunduva Philippi, Chef Renato Carioni e Dra. Sibele B. Agostini
 
Membros do Jury com a Dupla Vencedora: RECEITA "MOQUECA CAPIXABA NO PAPILLOTE COM BANANA DA TERRA" (Nutricionista e Chef de Cozinha Luiza Rabello Laignier e Nutricionista e Chef de Cozinha Juliana Barbosa Santos Gomes)
     

 
RECEITA 01: "PEIXE NA TERRA DOS MARECHAIS" CHEF DE COZINHA: Gerson Domingos Ferreira - Hotel Ponta Verde - Maceió - AL NUTRICIONISTA: Andréa Maria Ferreira Wanderley - Hotel Ponta Verde - Maceió - AL
 
RECEITA 02 : "RISOTO CREMOSO COM TOFU E COGUMELOS" CHEF DE COZINHA: João Paulo Corrêa Saldanha - Restaurante Espaço Ambienta - Porto Alegre - RS NUTRICIONISTA: Jacira Conceição dos Santos - Prof. e Nutricionista Clínica - Porto Alegre - RS
     

 
RECEITA 03 : "MOQUECA CAPIXABA NO PAPILLOTE COM BANANA DA TERRA" NUTRICIONISTA e CHEF DE COZINHA: Luiza Rabello Laignier - Pós-Graduanda em Cozinheiro Chef Internacional (SENAC) - São Paulo - SP NUTRICIONISTA e CHEF DE COZINHA: Juliana Barbosa Santos Gomes - Pós-Graduanda em Cozinheiro Chef Internacional (SENAC) - São Paulo - SP
 
RECEITA 04 : "PETIT GÂTEAU DE BRÓCOLIS COM MOLHO DE SHITAKE E TOMATE SECO" CHEF DE COZINHA: Magdamara J. Morbeck Sousa - Restaurante Capim Limão - Rio de Janeiro - RJ NUTRICIONISTA : Marília Oliveira Boso - Hospital Nise da Silveira - Rio de Janeiro- RJ
     

 
Detalhe da cozinha de apresentações na Escola Laurent
RECEITA 05 : "RISOTO A BAHIA BELA" CHEF DE COZINHA: Valdomiro Brito de Souza - Hospital Aliança - Salvador - BA NUTRICIONISTA : Isabel Cristina Rios da Silva - Hospital Aliança - Salvador - BA
   
     
 
 

 

Realização
 
 
 

 

Patrocínio