ESTADO NUTRICIONAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA – CE

 

6º Fórum de Nutrição 2009 - Pernambuco RE
Nutrição e Saúde Pública

Autores: QUEIRÓS, G.; LIMAVERDE, S.; BASTOS, A.; ARAÚJO, J. - Escola de Ensino Fundamental Francisco Melo Jaborandi

Autor Apresentador
: QUEIRÓS, G.

O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de alunos do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura de Fortaleza. Estudo transversal de abordagem quantitativa realizado no mês de novembro de 2008. Foram coletados peso e estatura de 55 alunos dos 3º e 4º anos do ensino fundamental. Após obtenção dos dados foi calculado o índice de massa corporal (IMC), pelo qual foi diagnosticado o estado nutricional das crianças e adolescentes, seguindo o parâmetro da OMS (2007). Entre os alunos avaliados 42% eram do sexo masculino (n=23) e 58% (n=32) do sexo feminino. A maioria dos alunos (62%; n= 34) eram adolescentes. A faixa etária das crianças ficou entre 8 e 9 anos e a dos adolescentes entre 10 e 13 anos de idade. Considerando o estado nutricional, a maioria dos alunos (76%; n=42) estavam eutróficos; 19% (n=11) com sobrepeso ou obesidade e 4% (n=2) com magreza. Dentre os alunos com excesso de peso (sobrepeso e obesidade), 64% (n=7) eram crianças e 36% (n=4) eram adolescentes. A prevalência de excesso de peso nas crianças foi maior do que nos adolescentes. Este resultado pode ser explicado pelo fato de que durante a infância, especificamente na fase escolar (todas as crianças do estudo eram escolares), ocorre um processo chamado de repleção energética, no qual as crianças apresentam maior ganho de peso, com o intuito de armazenar energia para ser utilizada durante o estirão pubertário. Por ser de fundamental importância na vida escolar, o estado nutricional e a nutrição devem ser sempre cuidados e trabalhados, com orientações adequadas e trabalho educativo forte a fim de promover melhor saúde e qualidade de vida desses indivíduos durante a infância e adolescência e também na vida adulta.