7º Fórum Nacional de Nutrição - Belo Horizonte MG

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição
14 de Abril de 2011 (quinta-feira)

Curso I – 9h – 12h - Nutrição e Esporte: Como Abordar e Acompanhar Nutricionalmente um Atleta ou Praticante de Atividade Física?

Programa
- Importância dos nutrientes no exercício físico
- Recomendações nutricionais
- Cálculo do gasto energético total do dia e do exercício
- Determinação do VCT para aumento de massa muscular, redução do % de gordura e manutenção (discussão de casos clínicos)
- Alimentação antes, durante e após exercício físic
- Recursos ergogênicos nutricionais: Maltodextrina, Whey protein, BCAA, Creatina e Glutamina (usa-los ou não?)

Profa Dra. Cristiane Martins Rocha Dayrell - Nutricionista (UFOP), Mestre em Treinamento Esportivo (UFMG), Especialista em Nutrição Esportiva (UVA/RJ), Prof. de Pós graduação: módulo Nutrição Esportiva (UNIFAL/MG), Atendimento em Consultório Particular na Área Esportiva em BH, Atletas em destaque: Luciano Correa, Keytlen e Erika Souza (judocas da seleção brasileira e do Minas Tênis Clube).

Curso II – 13h - 16h – Transtornos Alimentares

Programa
-
Critérios diagnósticos e características gerais
- Aspectos nutricionais
- Tratamento Nutricional.
- Prevenção dos transtornos alimentares
- Posturas de prevenção do Nutricionista.

Dra Marle Alvarenga - Nutricionista pela USP. Mestre e Doutora em Nutrição Humana Aplicada pela USP. Pós Doutoranda do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública – USP com bolsa FAPESP. Supervisora da equipe de Nutrição do AMBULIM (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares) do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Coordenadora do Grupo de Estudos em Nutrição e Transtornos Alimentares – GENTA.

Curso III –16h30 – 19h30 GESTÃO DE PESSOAS: Metodologias Eficazes para a capacitação de manipuladores de alimentos

Programa
 -Necessidades de Capacitação: diagnostico da influência da qualidade pessoal das equipes para a qualificação de serviços e produtos
-Tipos de capacitação
-Métodos e Didática: o confronto entre treinamento e capacitação. A didática eficaz
- Elaboração de ferramentas e Controles: exercícios, apostilas, jogos e apresentações
- Definição de metas de aprendizagem e de desempenho
- Estabelecimento de critérios para a certificação

Prof. Dra. Márcia Menezes de Mello Paranaguá – Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia, Docente da FAS/UNIME, Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade.


Fórum de Nacional de Nutrição
15 de Abril de 2011 (sexta-feira)


8h – 8h45 – Empregabilidade eEmpreendedorismo em Nutrição
Drª Marcia Samia Pinheiro Fidelix
- Nnutricionista pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Nutrição em Cardiologia, em Nutrição Enteral e Parenteral, em Alimentos Funcionais e Marketing e em Nutrição Clínica. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT) da USP. Presidente da Associação Brasileira de Nutrição.


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30 – Desafios da Avaliação Nutricional Infantil
Prof. Dra Luana Carolina dos Santos - Nutricionista pela UFOP, Especialista em Adolescência pela UNIFESP, Doutora em Saúde Pública pela USP. Professora da UFMG.

9h30 – 10h Coffee Break

10h – 10h45  – Efeitos da Dieta na Modulação Inflamatória
Profa Dra. Adaliene Versiani –Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado , Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós Doutora em Bioquímica e Imunologia pela UFMG. Professora adjunta da Escola de Enfermagem, curso de Nutrição da UFMG.

10h45 – 11h30 – Alimentos Funcionais e Dislipidemias
Profa Dra. Carla de Oliveira Barbosa Rosa - Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Ciência dos Alimentos pela UFV e Doutorado em Bioquímica Agrícola pela UFV. Professora e Coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Newton Paiva. Atuou por 11 anos como coordenadora do curso de Especialização em Nutrição Clínica do Centro Educacional São Camilo. Experiência em Nutrição Clínica e UAN, atuando como nutricionista no Hospital das Clínicas da UFMG e na empresa 3 M's Lanches e Refeições, unidade Usiminas- Fasal. É co-editora dos livros “Alimentos Transgênicos; Alimentos Funcionais, Epidemiologia Nutricional - um olhar para crianças de 0 a 2 anos” e “Alimentos Funcionais - Benefícios para a Saúde”.

11h30 – 12h15  Atendimento Nutricional Domiciliar com foco na elaboração de cardápios
Profa Dra. Luciana Ramos Costa Simões - Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto com Pós-graduação pela Universidade Veiga de Almeida em Atividade física e suas bases nutricionais. Mestre em Tecnologia de Alimentos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Professora da disciplina de Estudos Teóricos e Sistematizados em Saúde Coletiva e supervisão de estágios no curso de Nutrição do Unifemm em Sete Lagoas.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Higiene do comportamento operacional: protocolo para o uso de luvas, máscaras e panos na produção de alimentos
Prof. Dra. Márcia Menezes de Mello Paranaguá
– Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia, Docente da FAS/UNIME, Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h - Nutrição e Esporte: O Que Interfere no Desempenho Físico?
Profa Dra. Cristiane Martins Rocha Dayrell
- Nutricionista (UFOP), Mestre em Treinamento Esportivo (UFMG), Especialista em Nutrição Esportiva (UVA/RJ), Prof. de Pós graduação: módulo Nutrição Esportiva (UNIFAL/MG), Atendimento em Consultório Particular na Área Esportiva em BH, Atletas em destaque: Luciano Correa, Keytlen e Erika Souza (judocas da seleção brasileira e do Minas Tênis Clube).

15h – 15h45 Suplementação no Esporte:  Respositores Energeticos, Eletroliticos e Cafeína
Profa Dra. Janaina L. Goston - Nutricionista Especialista em Esportes (ASBRAN), Doutoranda em Saúde Pública – Faculdade Medicina UFMG, Mestre em Ciência dos Alimentos (UFMG), Pós Graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ)

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h - O consumo de alimentos derivados de organismos genéticamente modificados e a saúde humana e animal
Prof. Dr. Marcelo Gravina
- Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). É professor do Curso de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia (UFRGS) e membro do CIB - Conselho de Informações para Biotecnologia.

17h-17h45 - Atualizações em Educação Alimentar e Nutricional
Prof. Dra. Aline Dayrell Ferreira Sales
- Nutricionista, Mestre em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG e Doutoranda na mesma área. Professora substituta do curso de Nutrição da Escola de Enfermagem/UFMG e de cursos de pós-graduação da Faculdade São Camilo-MG. Pesquisadora do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH/UFMG).

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)