7º Fórum Nacional de Nutrição - Curitiba PR

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição
14 de Abril de 2011 (quinta-feira)


Curso I – 9h – 12h - Adequação Nutricional e Suplementação no Esporte: Antes, Durante e Após Treinamento Físico (Corrida, Triatlon, Ciclismo, Natação, Hipertrofia)

Programa

- Adequação energética (glicídica e lipídica) e protéica nesses períodos
- Hidratação antes, durante e após terinamento/prova
- Adequação alimentar para os dias de treino.

Palestrante - Profa. Dra. Nailza Maestá – Profa Dra. Substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina - UNESP de Botucatu, Profa. Dra. da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP,
Nutricionista do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri) - UNESP de Botucatu.

Curso II – 13h - 16h – Nutrição Clínica e Estética

Programa
- Conceitos de Estética
- Imagem Corporal
- Áreas de Atuação em Nutrição e Estética
- Envelhecimento Cutâneo e Fotoproteção
- Nutricosméticos
- Síndorme das Unhas Frágeis
- Síndrome da Desarmonia Corporal
- Acne e dieta
 -Dieta antiinflamatória
 -Suplementos emagrecedores

Palestrante - Profa Dra Vanessa Kirsten – Nutricionista pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Especialista em Nutrição Clínica pela UNISINOS, Mestre em Ciências da Saúde pela PUCRS, Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS. Professora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Curso III –16h30 – 19h30-  Gestão da Qualidade em UPR

Programa
- Definição de qualidade
- Princípios dos sistemas de gestão da qualidade
- Certificações
- Auditoria
- Modelo de segurança de alimentos

Palestrante - Dr. Welliton Donizeti Popolim - Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades (FCF/FEA/FSP) em Nutrição Humana Aplicada da Universidade de São Paulo (PRONUT-USP). Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. LSM (Leadership Strategic Management) manager pela K.mind Liderança e Gestão. Professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação em instituições como PUC, UNINOVE e UNIP. Membro da Diretoria da Asbran.


Fórum de Nacional de Nutrição
15 de Abril de 2011 (sexta-feira)


8h – 8h45  A Biotecnologia na Produção de Alimentos Saudáveis e Seguros: Situação no Brasil e no Mundo.
Prof. Marcelo Menossi – Biólogo, Ph.D. em Genética Molecular, Professor Livre-Docente do Depto. de Genética e Evolução do Instituto de Biologia da Unicamp e membro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30  - Aspectos Endócrinos da Obesidade
Profa. Dra. Eda Maria Arruda Scur - Nutricionista especialista em Fisiologia Humana e Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em mídia e conhecimento (UFSC). Coordenadora do curso de Nutrição da UP.

9h30 – 10h Coffee Break

10h – 10h45  - Dietas da Moda: O que há de relevante
Profa Dra Vanessa Kirsten - Nutricionista graduada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Especialista em Nutrição Clínica pela UNISINOS, Mestre em Ciências da Saúde pela PUCRS, Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS. Professora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

10h45 – 11h30 –  Implicações Nutricionais no Paciente com Câncer
Dra. Marina Lopes - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica, Supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Erasto Gaertner, Coordenadora da Residência Multiprofissional em Nutrição Oncológica, Representante Institucional do Consenso Nacional de Nutrição Oncológica.

11h30 – 12h15 – Legislação, Responsabilidade e Ética Profissional na Prescrição dos Fitoterápicos para que Realmente Possamos Contribuir com a Saúde do Paciente
Profa Dra. Magda Rosa Ramos da Cruz - Especialista em Nutrição Clínica pela UFPR, Mestre em Tecnologia em Saúde pela PUCPR, Professora do Curso de Nutrição da PUCPR, Coordenadora da Pós em Nutrição, Clínica Funcional e Fitoterapia da PUCPR, Nutricionista do CEVIP na equipe Multidisciplinar para Tratamento da Obesidade Mórbida.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h - ISO 22000: Gestão da Segurança de Alimentos
Dr. Welliton Donizeti Popolim - Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades (FCF/FEA/FSP) em Nutrição Humana Aplicada da Universidade de São Paulo (PRONUT-USP). Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. LSM (Leadership Strategic Management) manager pela K.mind Liderança e Gestão. Professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação em instituições como PUC, UNINOVE e UNIP. Membro da Diretoria da Asbran.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h- Nutrição em Esportes Coletivos – Desafios para Utilizar as Recomendações Nutricionais em Grupos Pré-Estabelecidos com Horarios Inflexíveis em Treinos e Jogos
Dra.Tania Deichmann Monreal Delezu-
Nutricionista pela FACIBEM, Especialista em Fisisologia do Exercicio pela UFPR, Especialista em Nutrição Esportiva pela Asbran , Atua a mais de 10 anos em times de futebol profissional e atletas de alto rendimento.
 
15h – 15h45 – Suplementação Nutricional Antes, Durante e Após Prova/Treinamento Esportivo.
Profa Dra. Nailza Maestá- Profa. Dra. Substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina - UNESP de Botucatu, Profa. Dra. da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Nutricionista do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri) - UNESP de Botucatu.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Prevenção dos Distúrbios Nutricionais e Crescimento da Obesidade
Profa Dra.Regina Maria Ferreira Lang - Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Nutrição do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, Mestre em Ciências da Nutrição pela UNIFESP/EPM e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Pediátricas, área de concentração Estudos Clínicos e Epidemiológicos em Nutrologia pela UNIFESP/EPM. Coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sul (CECAN-Sul), parceria entre a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGPAN-MS) e Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR). Membro titular do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná.

17h – 17h45 – Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis no Contexto da Segurança Alimentar e Nutricional
Dra. Karina Lopes Raschelli Fuzeto
- Nutricionista do Departamento de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba. Especialista em Nutrição Clínica (UFPR), Saúde Materno Infantil (PUCPR) e Gestão Pública em Segurança Alimentar e Nutricional (INSPIRAR/CESUMAR).

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)