Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 8º Fórum Nacional de Nutrição >> Rio de Janeiro
 
8º Fórum Nacional de Nutrição - Rio de Janeiro - RJ
29 à 31 de Março de 2012 
Senac - Unidade Botafogo R. Bambina, 107 - Auditório Botafogo Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
 
 
 

29 de Março de 2012 (quinta-feira)

8h - 17h - Workshop Food Service: Informações Alimentares e Nutricionais em Restaurantes - Legislação e Rotulagem

Objetivos: Fornecer subsídios para os profissionais que atuam na gestão do processo produtivo de refeições, institucionais e/ou comerciais, no sentido de proporcionar:

• Reflexão sobre a importância das informações alimentares e nutricionais em restaurantes, no atendimento às exigências da legislação atual e qualificação das informações junto à clientela;
• Apresentação do método de Disponibilização de Informações Alimentares e Nutricionais em Bufês - DIAN-Bufê;
• Subsídios sobre o método DIAN-bufê no embasamento da implementação da rotulagem em restaurantes;
• Sensibilização quanto á importância das fichas técnicas de preparação (FTP) e padronização das preparações servidas em restuarantes.

Programa: Informações Alimentares e Nutricionais em Alimentos Embalados e  Restaurantes:
• Legislação atual sobre rotulagem de alimentos embalados e servidos em restaurantes.
• Diferentes abordagens sobre o direito à informação alimentar e nutricional.
• Exercício prático de análise de rótulos de alimentos embalados e de modelos de informações alimentares e nutricionais disponibilizadas em restaurantes.

Metodologia de Disponibilização de Informações Alimentares e Nutricionais em Bufês - Dian Bufê:
• Apresentação e discussão sobre o método DIAN- bufê.
• Subsídios para a implementação do DIAN-bufê em restaurantes e divulgação junto à clientela.
• Exercício prático de elaboração de informações alimentares e nutricionais de preparações.

Profa. Dra Renata Carvalho de Oliveira - Mestre em Nutrição, Especialista em Saúde da Família, Coordenadora do Curso de Gastronomia da ASSESC, Consultora da Cervejaria Original, Nutricionista do Restaurante da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Membro do NUPPRE - Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições.

 
 

 

30 de Março de 2012 (sexta-feira)

8h – 17h - Workshop em Nutrição Clínica: Utilização de Ingredientes Funcionais nas Doenças Cardiovasculares – Fundamentos e Aplicação na Rotina Clínica Nutricional.

Objetivos: Proporcionar o conhecimento sobre os ingredientes funcionais mais utilizados na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, com ênfase na fundamentação teórica, plausabilidade biológica e mecanismos de ação propostos. Apresentar propostas práticas de inclusão dos ingredientes funcionais na rotina de nutrição clínica.

Programa:
• Apresentação do referencial teórico sobre ingredientes funcionais – definição, características químicas, mecanismos de ação propostos, recomendações de quantidades diárias e força de evidência da sua utilização  nas doenças cardiovasculares, com ênfase na Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemias e Doença Arterial Coronariana;
• Situação de regulamentação dos ingredientes funcionais no mundo e no Brasil;
• Elaboração de propostas práticas para inclusão dos ingredientes funcionais na prescrição dietoterápica ambulatorial e hospitalar – estudos de caso clínico;
• Seleção de receitas com ingredientes funcionais.

Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFRJ.

 
 

 

31 de Março de 2012 (sábado)
8h - 17h - Palestras do 8º Fórum de Nacional de Nutrição


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h - 8h45 - Contagem de Carboidratos no Diabetes
Dra. Débora Lopes Souto - Doutoranda em Ciências Nutricionais pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também concluiu o Mestrado. Possui graduação em Nutrição pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta. Autora de livro, artigos científicos e trabalhos publicados em anais de eventos. Atualmente atende em consultório particular e atua como pesquisadora no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) na orientação do método da contagem de carboidratos à pacientes com diabetes tipo 1.

8h45 - 9h30 - Doenças Neoplásicas : Utilização de Alimentos Funcionais – Mitos e Verdades
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFRJ

9h30 - 10h15 - Práticas Nutricionais nas Demências em Geriatria
Dra. Beatrice Carvalho - Nutricionista formada pela USU, Gerontóloga titulada pela SBGG, Membro da Camara Técnica da SBGG-RJ, Nutricionista do TNC-GAN, Nutricionista da Saúde do Idoso da SES-RJ. Autora do livro "Avaliaçao e Planejamento Dietético em Idosos com Alzheimer e suas interfaces".

10h15 - 10h30 - Coffee Break

 

Nutrição Hospitalar


10h30 - 11h15 - Cirurgia Bariátrica - Cuidados Nutricionais no Pós-operatório
Dra. Andreia de Luca Sacramento - Membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica com atendimento especializado em Cirurgia Bariátrica. Mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pela Fundação Oswaldo Cruz. Especialista em Nutrição Clínica pela Fundação Médica Carlos Chagas e Nutrição Parenteral e Enteral pela SBNPE. Professor Assistente da Universidade Estácio de Sá. Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMSDC/RJ), onde exerce atividade na área clínica e supervisão de estágio curricular e profissional no Hospital Minicipal Miguel Couto.

 

Nutrição e Estética


11h15 - 12h - Nutrição Estética anti-aging
Profa Dra. Nathércia Percegoni - Nutricionista – UFV, Mestre em Bioquímica - Alimentos Funcionais – UFV, Doutora em Ciências - Fisiologia - IBCCF-UFRJ, Pós-doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental – UERJ, Pós- doutoranda em Nutrição - UFRJ , Pesquisadora – FAPERJ. Docente convidada nos cursos de pós graduação em Nutrição Estética - IAAP e IPGS, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Nutrição Estética.

 

Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h - 12h45 - Resíduos Sólidos na Produção de Refeições
Profa. Dra. Luciléia Granhen Tavares Colares - Nutricionista. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade na Produção de Refeições.


12h45 - 13h30 - Simpósio Satélite Unilever: Gordura na alimentação: Quebrando os Mitos
Dra. Isabela Pimentel
- Nutricionista, Pós-graduada em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitário – CEU - São Paulo e Especialista em Nutrição em Cardiologia pela SOCESP .

 

Nutrição Esportiva


14h - 16h - Conferência: O Uso do CLA na Nutrição Esportiva
Prof. Dr. Antonio Felipe Correa Marangon - Graduado em Educação Física (UCB) e Nutrição (UCB). Especialista em Fisiologia do Exercício (UnB) e Nutrição Esportiva (UniFOA). Mestre em Educação Física (Wisconsin University). Atualmente é docente do Curso de Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário UniCEUB e Nutricionista Esportivo da Cia Athletica.

16h - 16h15 - Cofee-break

 

Nutrição e Saúde Pública


16h15 - 17h - Atuação do Nutricionista em Bancos de Leite e Lactários
Profa. Dra. Rosane Valéria Viana Fonseca Rito
- Professora Adjunta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense, Nutricionista da Gerência de Programas de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Doutora e Mestre em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, Membro do Grupo Amamentar.

17h - 17h45 - Transgênicos e Segurança Alimentar
Profa. Dra. Adriana Brondani
- Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutora em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. É Diretora-Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Professora/Orientadora convidada dos Programas de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS e Diagnóstico Genético e Molecular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.