Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 8º Fórum Nacional de Nutrição >> Brasília
 
8º Fórum Nacional de Nutrição - Brasília DF
17 e 18 de maio de 2012
UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Faculdade de Ciências da Saúde – Auditório 3 - Asa norte - Brasília - DF
 
 
 

Melhor Trabalho Apresentado

Maarâni Karla Soares Pereira - Transição Nutricional em Crianças: Métodos de Avaliação Antropométrica para Diagnóstico Precoce.

Pereira, M.K.S; Gonçalo, A .M.M.; Menezes, K.C.T.

Universidade Potiguar-UnP

 
 
 

17 de Maio de 2012 (quinta-feira)

9h às 12h - Curso de Nutrição Esportiva: Suplementação Nutricional no Esporte - teoria vs. prática

Programa:
• Conceitos e classificação dos suplementos no ambiente esportivo
• Legislação – conhecer para prescrever
• Como aplicar a conduta nutricional para o uso no ambiente esportivo

Profa. Dra. Janaina L. Goston - Nutricionista especialista em nutrição em esportes (ASBRAN); Doutoranda em Saúde Pública - Faculdade Medicina UFMG; Mestre em Ciência de Alimentos (UFMG) Pós graduada em Fisiologia do Exercício (UVA-RJ); Docente do curso de nutrição PUCMINAS.



13h30 às 16h30 - Curso de Nutrição Clínica: Personal Diet - Cardápios Funcionais


Objetivo:
Apresentar a atividade de Personal Diet para que o profissional possa estruturar seu serviço e atender aos clientes/pacientes.

Programa:
• Anamnese nutricional
• Antropometria
• Cardápio funcional personalizado (elementos antioxidantes mais destacados e sinergismo e antagonismo entre esses elementos)
• Consultoria e honorários

Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza - Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.



16h30 às 19h30 - Curso de Food Service: Utilização de Produtos Funcionais

Objetivos:
• Demonstrar os ingredientes com propriedades de saúde
• Demonstrar a utilização desses ingredientes na gastronomia
• Discutir a aplicabilidade dos produtos funcionais
• Discutir as lacunas existentes na área

Programa:
• Definições de alimentos com alegação de saúde
• Princípios ativos
• Utilização na gastronomia 
• Diversificação de preparações culináriasProfa.

Dra. Raquel Braz Assunção Botelho – Nutricionista, Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UnB, Mestrado em Ciências de Alimentos, Doutorado em Ciências da Saúde, Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão da Produção de Refeições Saudáveis pela UnB.
Profa. Dra. Renata Puppin Zandonadi – Nutricionista, Professora Adjunta do Departamento de Nutrição, Especialização em Nutrição Funcional e Nutrição Esportiva, Mestrado em Nutrição Humana e Doutorado em Ciências da Saúde pela UnB.

 
 

 

18 de Maio de 2012 (sexta-feira)
8h às 17h - Palestras do 8º Fórum de Nacional de Nutrição


Abertura

8h às 8h45 - A Evolução da Produção de Alimentos através dos Tempos
Profa. Dra. Adriana Brondani 
- Bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutora em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. É Diretora-Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Professora/Orientadora convidada dos Programas de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS e Diagnóstico Genético e Molecular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

 

Nutrição Clínica


8h45 às 9h30 - Utilização da DRI na Nutrição.
Prof. Caio Eduardo G. Reis 
- Nutricionista pela Universidade de Brasília, Pós-graduado em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente cursa Doutorado em Ciências da Saúde na UnB, onde atua como Professor colaborador nas disciplinas de Nutrição e Dietética 1 e 2.

9h30 às 10h15 - Nutrição da Mulher em Diferentes Fases da Vida Considerando as Alterações Hormonais e a Estética
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza
- Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

10h15 às 10h30 - Coffee break

 

Nutrição Hospitalar


10h30 às 11h15 - Como Funciona a Cirurgia Bariátrica
Dr Orlando Pereira Faria
- Cirurgião Chefe da Gastrocirurgia de Brasília, Tilular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, Membro da ASMBS (American Sociery for Bariatric and Metabolic Surgery)
 
11h15 às 12h - Requerimentos Nutricionais Pós- Operatórios da Cirurgia Bariátrica
Dra. Silvia Leite Faria
- Mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília, Doutoranda em Nutrição Humana pela UnB, Nutricionista da Gastrocirurgia de Brasília, Membro da ASMBS (American Sociery for Bariatric and Metabolic Surgery).

 

Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h às 12h45 - Identificador da Presença de Alimentos Regionais (IPAR): o Planejamento de Cardápios sob uma Nova ótica.
Profa Dra. Verônica Cortez Ginani
- Nutricionista, Especialista em Qualidade em Alimentos e Mestre e Doutora em Nutrição Humana pela UnB. Membro do corpo docente do Departamento de Nutrição da UnB. Co-autora do livro "Da alimentação à gastronomia" e de capítulos do livro “Alquimia dos Alimentos”. Participou da elaboração das segundas edições das publicação do Ministério da Saúde "Alimentos Regionais Brasileiros", como coordenadora do projeto, e "Dez passos para uma alimentação saudável: Guia alimentar para menores de dois anos", contribuindo com as receitas das papas regionais.

 

Nutrição Esportiva


14h às 16h - Conferência: O Uso da Proteína na Hipertrofia Muscular
Conceituação de Proteina, Lesão Muscular, Lanche Pré e Pós Treino visando a Hipertrofia Muscular, Recomendações de consumo de proteina, Tipos de proteinas.
Prof. Dr. Antonio Felipe Correa Marangon - Graduado em Educação Física (UCB) e Nutrição (UCB). Especialista em Fisiologia do Exercício (UnB) e Nutrição Esportiva (UniFOA). Mestre em Educação Física (Wisconsin University). Docente do Curso de Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário UniCEUB e Nutricionista Esportivo da Cia Athletica.

16h às 16h15 - Coffee break

 

Nutrição e Saúde Pública


16h15 às 17h - Importância do Projeto de Fortalecimento do Programa de Alimentação Escolar pela FAO.
Dr. Juarez Kalil – Nutricionista, Consultor de Monitoramento e Desenvolvimento da FAO Projeto de Fortalecimento do Programa de Alimentação Escolar no  âmbito da iniciativa ALCSH 2025.

17h às 17h45 - Prevalência e Fatores associados à Síndrome Metabólica
Prof. Dra. Eliane Said Dutr
a - Professora da área de Nutrição Clínica e coordenadora de graduação do curso de Nutrição da Universidade de Brasília, mestre em Nutrição Humana e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.