Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 8º Fórum Nacional de Nutrição >> Recife
 
8º Fórum Nacional de Nutrição - Recife PE
24 e 25 de maio de 2012
Real Hospital Português - Av. Agamenon Magalhães, 4760 - Derby - Recife - PE
 
 
 

Melhor Trabalho Apresentado

Roberta Karline Lins da Silva - A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO BINÔMIO GESTANTE-CONCEPTO.

ROCHA, S.; MEDEIROS, JUNIOR, A.; SILVA, R.; CÂMARA, T.; SANTOS, G.; FERREIRA, AM.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 
 
 

24 de Maio de 2012 (quinta-feira)

9h às 12h - Curso de Nutrição Esportiva: Abordagem Nutricional nas Diversas Modalidades Esportivas

Programa:
• Dietas Pré-Competitivas
• Dietas Competitivas
• Dietas Regenerativas
• Hidratação

Prof. Dr. Moises Feitosa - Nutricionista pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.




13h30 às 16h30 - Curso de Nutrição Clinica: Utilização de Ingredientes Funcionais e Fitoterápicos nas Doenças Cardiovasculares – Fundamentos e Aplicação na Rotina Clínica Nutricional.

Programa

• Apresentação do referencial teórico sobre ingredientes funcionais – definição, características químicas, mecanismos de ação propostos, recomendações de quantidades diárias e força de evidência da sua utilização  nas doenças cardiovasculares, com ênfase na Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemias e Doença Arterial Coronariana;
• Apilicabilidade Nutricional dos Fitoterápicos – Aspectos Legais;
• Elaboração de propostas práticas para inclusão dos ingredientes funcionais na prescrição dietoterápica ambulatorial e hospitalar – estudos de caso clínico;
• Seleção de receitas com ingredientes funcionais.

Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFRJ



16h30 às 19h30 - Curso de Food Service: Assessoria e Consultoria - Atuação na Prestação de Serviços.

Objetivo:

Planejamento de ações. Formação de preço e formas de pagamento de serviços. Desenvolvimento de proposta e contrato de trabalho. Negociação. Praticas de atuação.

Programa
• Definições importantes para respaldar o comportamento e postura do consultor nas relações comerciais.
• Planejamento de ações: definição de metas, cronogramas, delegações e elaboração de propostas de trabalho com formação de preço.
• Recomendações técnicas, legais e cientificas: como propor e apresentar a proposta de trabalho e o plano de ação.
• Elaboração de contrato de trabalho. Negociação.
• Praticas de atuação.

Prof. Dra. Márcia Menezes de Mello Paranaguá – Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia, Docente da FAS/UNIME, Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade

 
 

 

25 de Maio de 2012 (sexta-feira)
8h às 17h - Palestras do 8º Fórum de Nacional de Nutrição


Abertura

8h às 8h45 - A Evolução da Produção de Alimentos através dos Tempos
Profa. Dra. Adriana Brondani
- Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutora em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. É Diretora-Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Professora/Orientadora convidada dos Programas de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS e Diagnóstico Genético e Molecular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

 

Nutrição Clínica


8h45 às 9h30 - Doenças Neoplásicas: Utilização de Alimentos Funcionais – Mitos e Verdades
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFRJ

9h30 às 9h45 - Coffee break

9h45 às 11h45 - Conferência: Nutrição e Estética – Suplementação e Fitoterapia
Suplementação de vitaminas, minerais, aminnóacidos, fitoterápicos, nutricosméticos para pele, cabelo, unhas, celulite, antienvelhecimento, estrias e emagrecimento.
Prof.Ms.Andréa Aragão Francelino - Nutricionista e Mestre em Ciências da Saúde pela UFAL, Especialista em Nutrição Clínica e Ortomolecular pelas FACIS/SP, Especialista em Nutrição Clinica pela Uniguaçu, Cursos na área de Fitoterapia e Estética, Coordenadora do Curso de Graduaçao em Nutrição do CESMAC-AL. Vice presidente da Associação Alagoana de Nutrição.

 

Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


11h45 às 12h30 - Aplicabilidade do Conhecimento dos fatores Intrínsecos e Extrínsecos na Gestão do Controle Sanitário em Serviços de Alimentação.
Prof. Dra. Márcia Menezes de Mello Paranaguá – Nutricionista pela UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia, Docente da FAS/UNIME, Assessora Técnica em Nutrição dos restaurantes Yemanjá e Churrascaria Sal e Brasa. Instrutora em Segurança Alimentar pelo Instituto da Hospitalidade.

 

Nutrição Esportiva


14h às 16h - Conferência : Suplementos Alimentares no Endurance e no Treino de Força.
Prof. Dr. Moises Feitosa
- Nutricionista pela UFBA; Especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Educação Física da UFBA; Nutricionista do E.C. Bahia na temporada 2006/2007; Nutricionista da Equipe Baiana de Remo adaptado; Professor dos cursos de Nutrição e Educação Física da Unijorge; Nutricionista e sócio da Clínica Sportmed.

16h às 16h15 - Coffee break

 

Nutrição e Saúde Pública


16h15 às 17h -Programa Nacional de Alimentação Escolar: Controle de Qualidade na Aquisição de Alimentos
Dra. Magda Diniz de Brito Lira
- Nutricionista pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho; Nutricionista RT da Secretaria de Educação do Estado de PE - 2007/2012, Sócia da Nutry Quallity - Auditoria, Assessoria e Consultoria em Controle de Qualidade dos Alimentos; Consultora Acadêmica do Centro de Capacitação Educacional - CCE.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.