Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 9º Fórum Nacional de Nutrição >> Florianópolis
 
9º Fórum Nacional de Nutrição - Florianópolis - SC
25 e 26 de abril de 2013 - FECOMÉRCIO SC R. Felipe Schimidt, 785, térreo, Centro
 
 
 

25 de abril de 2013 (quinta-feira) 9h às 12h - Workshop de Nutrição Esportiva: Nutrição e Suplementação na Hipertrofia Muscular

Programa:
• Recomendações de macro e micronutrientes para a hipertrofia muscular
• Como elaborar refeições pré, durante e após treinamento
• Recomendação de suplementos alimentares
• Quais os suplementos mais recomendados para o objetivo

Dra.  Denise Entrudo Pinto – Mestrado em Ciências Médicas – UFRGS (cursando); Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico - UNISINOS; Antropometrista nível I pelo International Society for the Advacement of Kiananthropometry (ISAK); Bacharel em Nutrição - PUCRS; Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva - ABNE; Proprietária da Clínica Denise Entrudo Nutrição Esportiva e Funcional; Nutricionista colaboradora da empresa Fortius; Nutricionista responsável pelas atletas olímpicas de vela classe 470; Fernanda de Oliveira e Ana Barbachan; Nutricionista responsável pela atleta Ana Clara Duarte no Instituto Gaúcho do Tênis; Nutricionista do Porto Alegre Futebol Clube (2010-2012); Colunista do site Universidade do Futebol; Colunista do site Portal Paratleta Brasil; Colaboradora em revistas de relacionadas ao exercício físico: O2 por minuto; VO2 max; WRun; Contra Relógio; Suplementação; The Finisher; Boa Forma..

25 de abril de 2013 (quinta-feira) 13h30 às 16h30 - Workshop em Nutrição Clínica: Acompanhamento Nutricional na Cirurgia Bariátrica

Programa:

• Papel do nutricionista na cirurgia bariátrica
• Acompanhamento nutricional no pré-operatório: dieta no pré-operatório, avaliação nutricional e solicitação de exames laboratoriais
• Prescrição dietética no pós-operatório imediato
• Avaliação nutricional: clínica, bioquímica e dietética
• Avaliação da perda de peso
• Principais deficiências nutricionais encontradas no pós-operatório

Profa. Dra. Magda Rosa Ramos da Cruz Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Nutricionista do Centro Avançado de Videolaparoscopia do Paraná.

25 de abril de 2013 (quinta-feira) 16h30 às 19h30 - Workshop em Food Service - Garantia da Qualidade no Abastecimento de Carnes (GQC) em Unidades de Alimentação e Nutrição Coletivas e Comerciais

Programa:

Parte Teórica
• Conceitos básicos de qualidade no processo produtivo de refeições
• Qualidade nutricional, sensorial, regulamentar e sustentabilidade no processo produtivo de preparações à base de carnes: o exemplo das carnes bovinas
• Método para garantia da qualidade no abastecimento de carnes (GQC) em Unidades de Alimentação e Nutrição: objetivos, etapas e exemplos de aplicação

Parte Prática
• Exercício prático sobre o comprometimento da qualidade de preparações cárneas em UANs
• Dinâmica de alternativas sustentáveis no abastecimento de carnes em UANs

Profa. Dra.  Suellen Secchi Martinelli - Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nutricionista pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições – NUPPRE – UFSC, Professora Substituta do Departamento de Nutrição da UFSC.

 
 

 

26 de abril de 2013 (sexta-feira) 9h às 12h - Fórum de Nutrição Clínica: Nutrição e Tratamento de Doenças

9h às 9h40 - Nutrição Clínica Funcional e Uso de Fitoterápicos no Tratamento da Obesidade
Profa. Dra. Magda Rosa Ramos da Cruz - Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Nutricionista do Centro Avançado de Videolaparoscopia do Paraná.

9h40 às 10h20 - Estresse Oxidativo e Antioxidantes Alimentares
Profa. Dra. Cláudia Ambrosi - Doutorado em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina - PGCAL/UFSC (em andamento), Mestre em Nutrição, Metabolismo e Dietética e Especialista em Terapia Nutricional pela Universidade Federal de Santa Catarina - CCS/UFSC, Nutricionista pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura – IMEC, Professora de Educação Nutricional e Planejamento de Cardápios no Uniasselvi, membro do Grupo de Estudos em Nutrição e Estresse Oxidativo/GENEO, participando de pesquisas com as temáticas consumo alimentar, estresse oxidativo e câncer de mama.

10h20 às 10h40 - Coffee Break

10h40 às 11h20 - Dieta hipossódica hospitalar e aceitação das refeições.
Profa. Dra. Maria Luiza Aires de Alencar - Mestre em Nutrição pelo Programa de pós-graduação em Nutrição da UFSC, Sanitarista e Especialista em Terapia Nutricional pela UFSC, Nutricionista do Hospital Universitário – UFSC, Membro da Equipe multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Universitário da UFSC, Membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições – NUPPRE.

11h20 às 12h - Terapia nutricional: do hospital ao home care.
Profa. Dra. Carla Dadalt
- Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica – Ganep, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela Unicsul, Nutricionista pela UFSC, Professora do curso de Medicina da Unisul, Nutricionista clínica no Centro Catarinense de Reabilitação (SES - SC) e sócia da Nutrir Home Care.
Profa. Dra. Daniele da Silva Hermes - Especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama-Filho e Nutrição Clínica Funcional pela Unicsul, Nutricionista pela Universidade Federal de Santa Catarina, Nutricionista da clínica cirúrgica e do Programa de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (PADI) do Hospital Regional de São José Dr Homero de Miranda Gomes (HRSJ - HMG) e da Clínica do Rim e Hipertensão Arterial (CLINIRIM), Professora de nutrição do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina (CEUESSC) e do curso de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e sócia da Nutrir Home Care.

26 de abril de 2013 (sexta-feira) 13h às 16h - Fórum de Nutrição Esportiva: Nutrição em Modalidades Atléticas

13h às 13h40 - Conduta Nutricional na corrida.
Dra. Denise Entrudo Pinto -
Mestrado em Ciências Médicas – UFRGS (cursando); Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico - UNISINOS; Antropometrista nível I pelo International Society for the Advacement of Kiananthropometry (ISAK); Bacharel em Nutrição - PUCRS; Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva - ABNE; Proprietária da Clínica Denise Entrudo Nutrição Esportiva e Funcional; Nutricionista colaboradora da empresa Fortius; Nutricionista responsável pelas atletas olímpicas de vela classe 470; Fernanda de Oliveira e Ana Barbachan; Nutricionista responsável pela atleta Ana Clara Duarte no Instituto Gaúcho do Tênis; Nutricionista do Porto Alegre Futebol Clube (2010-2012); Colunista do site Universidade do Futebol; Colunista do site Portal Paratleta Brasil; Colaboradora em revistas de relacionadas ao exercício físico: O2 por minuto; VO2 max; WRun; Contra Relógio; Suplementação; The Finisher; Boa Forma.

13h40 às 14h20 - Conduta Nutricional no futebol
Dr. Guilherme Cysne Rosa - Mestre em Nutrição pela UFSC, Pós Graduado em Nutrição Esportiva pela Universidade Castelo Branco, Especialista em Nutrição em Esportes pela ASBRAN, Nutricionista pela UNIVALI, com intercâmbio na Universidade de Valência – Espanha, Diretor do Sindicato dos Nutricionista do Estado de Santa Catarina, Nutricionista do AVAÍ Futebol Clube.

14h20 às 15h - Conduta nutricional para o rendimento esportivo: ampliando as estratégias dietéticas dentro de uma nova Era da Nutrição
Profa Dra. Vilma Panza
- Doutoranda em Nutrição - Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Nutrição - Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Fisiologia do Exercício - Universidade Veiga de Almeida; Nutricionista pela UFRJ; Professora nos cursos de pós-graduação em Nutrição Esportiva na Universidade Gama Filho e em Nutrição Esportiva Funcional na VP.

15h às 15h40  - Importância da Integração entre o Nutricionista e o Educador Físico-
Dra. Deborah Acauan da Cruz  - Especialista em Fisiologia do Exercício (UDESC- CEFID), Nutricionista pela UFSC, Educadora Física pela UDESC - CEFID,
Nutricionista Clínica e Educadora Física do programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica na Clínica Cardiosport, Coordenadora e Educadora Física do Projeto Saúde na Academia Twit e Personal Trainer.

15h40 às 16h - Coffee-Break


26 de abril de 2013 (sexta-feira) 16h às 18h - Fórum de Food Service: Alimento Seguro, Nutrição e Qualidade de Vida

16h às 16h40 - Quais são os Avanços na Biofortificação de Alimentos no Brasil, Impactos na Dieta e Atuação do Profissional de Nutrição?
Prof. Dr. Marcelo Gravina de Moraes
- Doutor em Fitopatologia pela University of Wisconsin , USA. Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor na UFRGS. Engenheiro Agrônomo.).

16h40 às 17h20 - Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições - AQNS
Dra. Greyce Luci Bernardo - Mestre em Nutrição pela UFSC (Nutrição em Produção de Refeições), Nutricionista pela Universidade Federal de Santa Catarina, Membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições - NUPPRE/UFSC, Professora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio de Sá-SC.

17h20 às 18h - Sustentabilidade na Produção de Refeições
Profa. Dra.  Suellen Secchi Martinelli - Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nutricionista pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições – NUPPRE – UFSC, Professora Substituta do Departamento de Nutrição da UFSC.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.