Atualização Científica em Nutrição 2002

Em 2002 priorizamos os eventos da área clínica, enfocando os temas: Diabetes, Pediatria e Aparelho Digestório. Foram mais de 3 mil profissionais da área, em todo o país, que tiveram a oportunidade de interagir com alguns dos mais importantes palestrantes do setor.

Além destes eventos a Núcleo também realiza anualmente dois grandes Congressos no Sheraton Mofarrej em São Paulo:
  • Congresso Internacional de Gastronomia, Nutrição e Qualidade de Vida em junho
  • Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida em novembro.


    Nutrição Clínica no Diabetes Mellitus, suas Complicações e o Uso de Alimentos Funcionais

  • 15 e 16/março – Sheraton Mofarrej – São Paulo
  • 19 e 20/abril – Plaza São Rafael – Porto Alegre
  • 10 e 11/maio – Naoum Plaza – Brasília
  • 16 e 17/agosto – Atlante Plaza – Recife
  • 4 e 5/outubro – Rio Atlântica – Rio de Janeiro






    Palestrante:


    Prof. Dra. Ana Maria Pita Lottenberg – Nutricionista com Mestrado e Doutorado pela USP, Membro da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP.


  • Porto Alegre


    Rio de Janeiro




    São Paulo


    Belo Horizonte
    Nutrição e Pediatria: Nutrição na Criança e no Adolescente


  • 22 e 23/março – Plaza São Rafael – Porto Alegre
  • 5 e 6/abril – Sheraton Mofarrej – São Paulo
  • 26 e 27/abril – Rio Atlântica – Rio de Janeiro
  • 10 e 11/maio – Ouro Minas – Belo Horizonte
  • 13 e 14/setembro – Naoum Plaza – Brasília
  • 4 e 5/outubro – Atlante Plaza – Recife


    Palestrantes:

    Prof. Dra. Silvia M. F. Cozzolino – Nutricionista, Prof. Titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e Presidente da SBAN – Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

    Prof. Dr. Mauro Fisberg – Pediatra e Nutrólogo, Chefe do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, Departamento de Pediatria da UNIFESP, Diretor do Centro de Nutrição da Universidade São Marcos, Coordenador do GENAF – Grupo de Estudos em Nutrição e Atividade Física e Secretário Geral da Sociedade Latino Americana de Investigação Pediátrica.



  • Nutrição Clínica nas Alterações do Sistema Digestório

  • 12 e 13/abril – Naoum Plaza – Brasília
  • 26 e 27/abril – Atlante Plaza – Recife
  • 16 e 17/agosto – Rio Atlântica – Rio de Janeiro
  • 13 e 14/setembro – Plaza São Rafael – Porto Alegre
  • 27 e 28/setembro – Sheraton Mofarrej – São Paulo




    Palestrantes:

    Prof. Dra. Nelzir T. Reis – Nutricionista e Médica, Prof. Adjunta de Nutrição Clínica e Coord. de Pós Graduação em Nutrição Clínica da UGF, Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF e Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.

    Prof. Dr. Dan L. Waitzberg – Prof. Ass. do Depto. de Gastroenterologia da FMUSP. Livre Docente, Doutor e Mestre em Cirurgia pela FMUSP. Diretor do GANEP e do Inst. de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hosp. Beneficência Portuguesa.


  • Recife


    Brasília
    Dra. Maria de Lourdes Teixeira da Silva – Mestre em Gastroenterologia pelo Inst. Brasileiro de Gastroenterologia de SP, Diretora do Ganep e do Inst. de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital Beneficência Portuguesa. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela SBNPE.

    Dra. Monique Pedruzzi – Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica pela UGF, Mestre em Imunologia e Patologia pela UFF, Prof. da Faculdade de Nutrição Bennett e da UGF.



    Patrocínio:
                     
                     

    Realização:

    Divulgação:

  •  

     



    III Congresso Internacional de Gastronomia
    Nutrição e Qualidade de Vida


    21 e 22 de junho de 2002 - Sheraton Mofarrej - São Paulo - SP

    O Congresso vem se consolidando a cada ano, com os profissionais de Gastronomia e Nutrição cada vez mais trabalhando em conjunto e harmonia, tendo sido possível neste ano de 2002 mostrar durante todo o congresso o sucesso desta integração.

    A consolidação do congresso pode ser avaliado pelo grande número de participantes que vem crescendo a cada ano. Foram cerca de 500 participantes no Congresso e mais de 250 nos Cursos Pré Congresso, representando os vários estados do país:60% de SP, 15% do RJ, 6% de SC, 4% de MG, 4% do PR, 3% do DF, 3% de BA/CE/PB/PI, 2% de MT/MS, 2% de RS e 1% do PA.


    Como palestrantes do Congresso tivemos: Josimar Melo (SP), Chef Frederico Frank (SP), Dra. Maria Alice Altenburg de Assis (SC), Dr. Eneo Alves da Silva Junior (SP), Dr. Paschoal Robbs (RJ), Dr. João Baptista Lima Filho (DF), Dra. Márcia M. M. Paranaguá (BA), Chef Patrick Martin (França), Dra. Neka Mena Barreto (SP), Chef Jun Sakamoto (SP), Dra. Luciane Kina Hiroshi (DF), Dra. Elizabeth A Ferraz da Silva Torres (SP). E, como palestrantes dos Cursos Pré-Congresso: Dra. Carina R. Biancardi (PR), Chef Alexandre Bressanelli (PR), Dra. Márcia M. M. Paranaguá (BA), Chef José Isael da Silva dos Santos (BA) e Dra. Anete Araujo de Souza (SC).


    Dentre os vários temas discutidos destacaram-se: Gastronomia e Nutrição Integrando Culturas, Tendências da Gastronomia e Nutrição, Gastronomia Japonesa, Gastronomia Brasileira, Gastronomia Internacional, Cozinha Tradicional Francesa, Dieta Mediterrânea, Gastronomia Saudável, Alimentação Hospitalar e Projeto APPCC Mesa.




    Foram recebidos trabalhos científicos de todo o país e a Comissão de Trabalhos Científicos, formada pela Dra. Sibele B. Agostini (SP), Dra. Márcia Paranaguá (BA), Prof. Dra. Anete Araujo de Souza (SC), Prof. Dra. Maria Helena Villar (SP), Dra. Maurea Boulos (SP) e Prof. Tereza Guerra (SP), aprovou 16 trabalhos, sendo 14 para apresentação como Posters e os 2 melhores para serem apresentados como Temas Livres: "Como a Gastronomia pode Auxiliar no Tratamento de Pacientes com Dietas Restritas" de Marques, C; Jorge, A; Pucci, N; Maculevicius, J do HCFMUSP e "Prioridades da Gastronomia Hospitalar na Visão de Nutricionistas em Hospitais Públicos" de Jorge, A; Maculevicius, J; Civelli, S; Pereira, C; Pontes, P; Araujo, M do HCFMUSP, que ganharam cada um deles um workshop de uma semana no Curso de Gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi.


    O Congresso e os Cursos Pré-Congresso ainda contaram com várias atividades especiais, incluindo apresentações ao vivo, em uma cozinha especialmente montada no palco, realizadas pelo Chef do Le Cordon Bleu, Chef do Centro Europeu e Chef da Casa do Comércio de Salvador, além do já tradicional almoço do sábado para todos os participantes do evento. Durante este almoço os participantes tiveram a oportunidade de experimentar o cardápio vencedor do concurso Nestlé Hospital Gourmet 2002, que foi o do Hospital Sírio Libanês.


    Como Patrocinadores, Apoiadores e Expositores tivemos: Nestlé Food Services, Le Cordon Bleu, Faculdades Anhembi-Morumbi, Engefood, Tramontina, Sadia Food Services, Interfood/Carbonell, Sakura, Becel, Ed. Varela, Helpmed/Probios, 3M e Nutrição em Pauta.

    O IV Congresso Internacional de Gastronomia, Nutrição e Qualidade de Vida será realizado de 26 a 28 de junho de 2003 no mesmo local.


    Patrocinador Exclusivo


    Apoio:
            

    Realização:

    Divulgação:
     
     

     

    III Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade & Qualidade de Vida



    Buscando Soluções Através da Nutrição"

    07 a 09/11/2002 - Sheraton Mofarrej Hotel - São Paulo - SP
     

    O Congresso contou com 690 participantes, além dos Cursos Pré-Congresso com 170 e 150 pessoas cada um. Dentre os presentes, 53% vieram do Estado de São Paulo, 14% do Estado do Rio de Janeiro, 13% do
    Estado de Minas Gerais, 8% da Região Centro-Oeste, 6% da Região Sul, 5% da Região Norte/Nordeste e 1% de outros países.

    Como patrocinadores tivemos: Instituto Danone, Support, Instituto Gatorade e Sanavita. Como expositores, além dos próprios patrocinadores, tivemos: American Medical, Becel, Brand Brasil, Cardiomed, CRN-3, Ed. Varela, Ganep, Gold,
    Integral Médica, Nutriamigos, Nutrição em Pauta, Nutrirkids, Nutroclínica, Red Bull e Suprasoy.
    A Comissão dos Trabalhos Científicos, formada pela Prof. Dra. Ana Maria Pita Lottenberg, Prof. Dra. Marcia Vitolo, Prof. Dra. Nelzir Trindade Reis, Prof. Dr. Ricardo Coelho, Prof. Dr. Roberto Carlos Burini e Dra. Sibele B. Agostini, escolheu o
    Melhor Trabalho Científico recebido pelo Congresso: Modulação da Síntese de Glutationa Celular e Redução da Morbidade em Crianças com Aids Suplementadas com Proteínas de Soro de Leite Bovino – Moreno, YFM; Vilela, MMS; Sgarbieri, VC. Este trabalho foi apresentado por Yara M. Franco Moreno como Tema Livre. Foram recebidos mais de 200 trabalhos, dos quais 60 foram aprovados para apresentação como Poster e os 4 melhores para apresentação como Tema Livre.

    O Prêmio foi oferecido pela Revista
    Nutrição em Pauta e possibilitará a participação da vencedora em um Congresso ou Evento da Núcleo/Nutrição em Pauta, realizado em 2003, de sua escolha, em qualquer lugar do país, com as despesas de avião, hotel e inscrição pagas.
    Durante o congresso também foi realizada a entrega do Prêmio do 3º Programa de Incentivo à Pesquisa, Ensino e Serviços à Comunidade 2002/2003, do Instituto Danone.
    A cerimônia, que foi realizada com a presença de membros importantes da comunidade científica, premia as melhores teses de Doutorado em Alimentação e Nutrição do país. Os trabalhos vencedores foram: “Influência das Isoflavonas Extraídas da Soja na Hipercolesterolemia e na Aterosclerose Induzida pela Caseína” da Dra. Náglia Raquel Teixeira Damasceno e “Engenharia Metabólica de Streptococcus Thermophilus para a Produção de Acetaldeído em Leites Fermentados” da Dra. Ana Crolina Sampaio Dória Chaves.

    Quanto à Promoção “10 Anos da Nutrição em Pauta”, os premiados foram: Kahoru Yokoi Hayashida de Diadema/SP, Geilza Maria de Queiroz de Brasília/DF e Daniel Hofma de Campinas/SP. Cada um irá participar de um evento da Núcleo/Nutrição em Pauta em 2003, de sua escolha, em qualquer lugar do Brasil, com as despesas de avião, hotel e inscrição pagas.

    Dentre as atividades especiais do Congresso destacaram-se também o Show surpresa no início do evento, seguido pela Palestra de Abertura com o Dr. Paulo Gaudencio, e a apresentação da Nutricomédia ao final do mesmo.

    Foram realizados dois cursos Pré-Congresso: “Nutrição Materno-Infantil: Avaliação Nutricional e Orientações” com a Prof. Dra. Marcia Vitolo e “Nutrição Esportiva” com Prof. Dr. Roberto Carlos Burini, Dra. Nailza Maestá e Prof. Roberto Fernandes da Costa

    Os principais temas discutidos no Módulo I - Nutrição e Saúde Pública foram: “Prevalência e Distribuição Social da Obesidade e da Desnutrição no Brasil” com a Dra. Maria Teresa Bechere Fernandes, “Programas Governamentais para a Prevenção e Tratamento da Desnutrição e da Obesidade: O Que Está Sendo Feito?” com a Dra. Elaine Martins Pasquim e “Obesidade Infantil: Uma Questão de Saúde Pública” com o Dr Nataniel Viuniski. No Módulo II - Nutrição Clinica, tivemos “Obesidade Infantil e Patologias Associadas: Diagnóstico e Tratamento” com o Prof. Dr. Mauro Fisberg, “Avanços das Doenças Cardiovasculares no Brasil” com o Prof. Dr. Eder Quintão, “Obesidade e Dislipidemias no Adulto: Diagnóstico e Tratamento Nutricional” com a Prof. Dra Ana Maria Pita Lottenberg, “Probióticos e Qualidade de Vida” com Ricardo Weill e “Isoflavonas e os Sintomas da Menopausa” com a Dra. Andrea Cristina Dario Frias. No Módulo III - Nutrição Esportiva, “A importância da Alimentação do Atleta para Performance” com a Prof. Dra Eliane de Abreu, "Queimando" as Reservas de Gordura durante o Exercício Físico com o Prof. Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior,
    “Suplementos Ergogênicos e Lipolíticos - Quando é Necessário Utilizá-los?” com o Prof. Dr. Antonio Herbert Lancha Junior e “A Importância dos Suplementos Minerais e Vitaminas para a Performance Esportiva com o Dr. Robert Murray.
    E, no Módulo IV - Nutrição Hospitalar, “Qualidade de Vida no Paciente Hospitalizado com a Prof. Dra Nelzir T. Reis , “Qualidade de Vida no Paciente Oncológico” com o Dr. Nivaldo Barroso de Pinho e “O Impacto da Nutrição na Longevidade do Paciente Hospitalizado” com a Dra. Maria de Lourdes T. da Silva

    O próximo Congresso será realizado de 6 a 8/nov/2003 no Sheraton Mofarrej em São Paulo/SP.



    Patrocínio:





    Realização:

    Divulgação: