Ovo: conheça os principais nutrientes deste superalimento
 
Cada vez mais estudos e pesquisas reafirmam que o ovo é uma rica fonte de pura saúde e que seu rótulo de “vilão” foi uma injustiça propagada durante muitas décadas. Acessível, barato e saboroso, o alimento quebrou vários mitos nos últimos anos, como o fantasma de que o seu consumo aumenta o colesterol. Ao contrário disso, muitos benefícios para a saúde têm sido comprovados. Para comemorar o Dia Mundial do Ovo, que em 2017 é celebrado no dia 13 de outubro.

Proteína
Carro-chefe de uma verdadeira coleção de nutrientes deste alimento, a proteína presente nos ovos é chamada de completa. Isso significa que ela é considerada de alto valor, e tem boa absorção pelo organismo. Além de ser uma fonte de energia fundamental para o corpo humano, a proteína possui essencial papel na fundação dos tecidos, sendo componente estrutural de todas as células – em especial os músculos. Não à toa a proteína dos ovos é usada como base para muitos complexos vitamínicos e suplementos para atletas. Um único ovo possui cerca de 6 g de proteína, aproximadamente 10% da necessidade diária.

Vitaminas
Os ovos são ricos em vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e do complexo B. Este conjunto de substâncias é essencial para a visão, promove o crescimento, dá energia e disposição para as atividades físicas e intelectuais e, dentre outros benefícios, combate radicais livres. As vitaminas presentes no ovo também aumentam a resistência contra infecções, previnem a ocorrência de doenças respiratórias.

Colina
A colina também é uma vitamina, mas cabe ressaltá-la por sua presença em abundância nos ovos. Integrante dos fosfolipídios, estruturas essenciais na composição de membranas celulares e da fosfatidilcolina e componente destas membranas, esta substância atua na sinalização celular, no metabolismo e no transporte de lipoproteínas. Estudos de longo prazo demonstram que dietas ricas em colina geram satisfatórios resultados para funções do cérebro humano e foram identificadas melhoras significativas em testes de memória e baixos índices de alterações cerebrais associadas à demência.

Ferro
Grãos como o feijão e lentilha, carnes vermelhas e a beterraba são famosas fontes de ferro na alimentação dos brasileiros. Nem todos ainda sabem que a gema dos ovos também é uma rica fornecedora deste mineral para o organismo humano. Linhas gerais, ela possui cerca de 1 mg de ferro – o recomendável para homens adultos é a ingestão de 8 mg por dia, bem menor que as necessidades das mulheres adultas, que são de 18 mg diárias. Nas crianças, o ferro do ovo surge como um aliado ainda mais poderoso, e se torna mais um alimento a ajudar a reduzir o surgimento de anemias.

Selênio
Ingerido em quantidades adequadas, este mineral também presente nos ovos auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, no controle glicêmico e na regulação da tireoide. O selênio também é um elemento que desempenha importantes funções biológicas, como a formação de hormônios, a síntese do DNA e afeta de maneira muito positiva a fertilidade e a capacidade reprodutiva. Em adultos, a recomendação da ingestão desta substância varia entre 45 a 55 microgramas por dia – e um ovo possui aproximadamente 15 mcg, o que representa 33% das necessidades do corpo humano.

Luteína e Zeaxantina
Apesar de serem duas substâncias diferentes, estes carotenoides atuam juntos em prol de uma boa saúde dos olhos ao longo da vida. Ambos possuem funções antioxidantes, que também têm a capacidade de combater o envelhecimento das células, reduzindo riscos relacionados ao surgimento de doenças crônicas. Muitos optam por suplementações em cápsulas para suprir a demanda diária destes nutrientes, no entanto, uma gema já possui algo em torno de 0,2 mg de cada uma destas substâncias – isso torna o ovo um alimento rico em luteína e zeaxantina.
Cabe ressaltar que estas são somente algumas das propriedades positivas dos ovos, hoje reconhecidos como um verdadeiro superalimento. Tanto para crianças, adultos, atletas e idosos, seus nutrientes são essenciais e perfeitos para uma vida saudável.

Semana do Ovo 2017
A data celebra o Dia Mundial do Ovo, uma homenagem estabelecida há 20 anos pela International Egg Comission e lembrada toda segunda sexta-feira do mês de outubro. Em 2017 o IOB realizará um curso para nutricionistas e manipuladores de alimentos, uma iniciativa inédita durante a Semana, novas campanhas de marketing, que envolvem vídeos e a renovação de todo o material de divulgação distribuído pelo Brasil e grandes ações de imprensa que visam a levar informações de qualidade para toda a população neste período. Este ano, a data marca também o aniversário de 10 anos de fundação do Instituto Ovos Brasil.

Fonte
Profa. Dra. Lúcia Endriukaite - nutricionista Instituto Ovos Brasil