Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1455 artigos encontrados em Notícias
 
 
Se Alimentar Inadequadamente pode favorecer o aparecimento de Trombose
 
A alimentação auxilia na prevenção da trombose, pois pode melhorar a circulação sanguínea.

Veja alimentos que ajudam a prevenir a trombose.

A Trombose Venosa Profunda é causada pelo desenvolvimento de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo no interior das veias responsáveis por levarem o sangue de volta ao coração, em um local ou momento inadequados, sendo uma consequente reação inflamatória do vaso. A má alimentação é um dos fatores que favorecem o surgimento da doença.

"Se alimentar inadequadamente, com excesso de gorduras, pouca ingestão de fibras e consumo exagerado de álcool, pode levar a problemas de circulação sanguínea, favorecendo o surgimento da trombose", explica o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo.

Já uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais, além da ingestão de dois litros de água diariamente podem auxiliar na integridade dos vasos sanguíneos e favorecer uma melhor circulação sanguínea, segundo o profissional, que também listou alimentos que podem prevenir a trombose:

- Frutas cítricas: Limão, laranja e tangerina, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina C e são de suma importância porque essa vitamina fortalece a parede dos vasos sanguíneos. Consuma de 3 a 4 porções de frutas diariamente. Uma boa maneira de inserir as frutas no seu dia a dia, é através de sucos, que além de refrescantes, também ajudarão a absorver os nutrientes necessários.

- Suco de uva integral: O resveratrol, substância encontrada nessa bebida, é antioxidante, possui função cardioprotetora, inibe a agregação de plaquetas e com isso diminui muito o risco da formação dos trombos. O suco substitui uma porção de fruta, por exemplo.

- Linhaça e chia: Ricos em vitamina do complexo B, auxiliam na boa circulação do sangue. Também são fontes de ômega 3, que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Consuma 1 colher de sopa ao dia.

- Alho: Melhora a circulação do sangue, ajuda a controlar a pressão arterial e alivia as dores estomacais. Utilize como tempero nas preparações do dia a dia.

- Salmão e sardinha: Peixes ricos em ômega 3, nutriente que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos e diminui a inflamação. Consuma pelo menos 2 vezes na semana.

- Castanhas: Ricas em vitaminas, fibras e gorduras boas, as castanhas auxiliam a circulação sanguínea, ajuda a combater o câncer, protege o coração e promove o crescimento muscular. É recomendado um a duas unidades por dia.

Segundo Alexander, é preciso atenção ao excesso de vitamina K, pois ela é responsável pela coagulação e pode deixar o sangue mais grosso

"Diminuir os alimentos ricos em vitamina K se torna importante caso a pessoa possua tendência a formar trombos ou já faça algum tratamento para a trombose. Ela não deve ser retirada da alimentação, mas deve-se evitar ou diminuir o consumo de grandes fontes de vitamina K como os vegetais verde escuros e os miúdos", completa o nutrólogo.

Dr Alexander Gomes de Azevedo é médico, especialista em Nutrologia. Diretor técnico internacional na Academia Latino-Americana de Nutrologia - ALAN. Pós-graduado em saúde da família pela USP - Universidade de São Paulo.
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.