<< Voltar
 
   
 

Curso de Educação em Diabetes Doce Desafio

   
 

Será a 5ª. edição do "Curso Intensivo Interdisciplinar de Atualização e Qualificação: Educação em Saúde em Diabetes e Hipertensão". Com certificado de 80h como curso de Extensão da Universidade de Brasília, terá atividades teóricas de atualização e oficinas práticas para profissionais e acadêmicos de saúde.

A equipe do Doce Desafio é composta por 26 instrutores capacitados e experientes, de 9 diferentes áreas, vários com doutorado, mestrado e especialização, sendo 8 também diabéticos desde 12 a 38 anos atrás.

De 19 a 22 de março (quinta a domingo), de 8 às 19h30, intensivo presencial na UnB. Em abril, geração de um projeto prático de ação, debates e avaliação acompanhada.

O Doce Desafio é um programa de educação em diabetes na Universidade de Brasília que utiliza a prática orientada de exercícios físicos – que uma parte integrante do tratamento – como um meio de orientar e acompanhar os diabéticos em seu tratamento, promover a qualidade de vida e a saúde da população e possibilitar a capacitação de profissionais para a área.

Temas do Curso para Profissionais:

• Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica: Conceitos, Epidemiologia, Tratamento, Mitos.

• Comorbidades associadas e complicações: Dislipidemia, Obesidade, Cardiopatias, Síndrome metabólica, Nefropatia, Retinopatia, Neuropatia, Enrijecimento do tecido conjuntivo, Pé diabético. Anamnese, Exames e Avaliações.

• Medicação, Medicamentos e Uso racional de plantas medicinais e terapias alternativas.

• Insulinização e Autocuidados: Materiais, Técnicas e procedimentos, Monitoração e ajustes.

• Nutrição e Dietoterapia em DM e HAS: Fundamentos, Contagem de CHO, Orientações práticas.

• Exercícios físicos: Fundamentos biopsicossociais, Avaliação, Prescrição e Acompanhamento,
Orientações práticas.

• Aspectos psicossociais: Psicologia, Implicações socioafetivas, Estresse, Motivação, Adesão, Qualidade de vida. Legislação em saúde em Diabetes e Hipertensão.

• Educação em saúde: Conceitos, Programas e currículos, Fundamentos, Noções de didática,
Empoderamento e a Comunicação.

• Fases da vida e condições específicas: Crianças, Adolescentes, Gestantes, Idosos, Atletas, Obesos, Doenças intercorrentes, Com Necessidades especiais, Analfabetos.

• Grandes estudos e novas terapêuticas e tecnologias no Mundo. A equipe de trabalho e o trabalho
em equipe: o papel dos vários atores sociais e a ação interdisciplinar, Resultados do Doce Desafio.

Coordenação: Profa. Dra. Jane Dullius
Docente na Faculdade de Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na Universidade de Brasília, Doutora em Ciências da Saúde, Mestre e Especialista em Educação, Técnica em Alimentos, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Rede de Educadores Latino Americana de Diabetes, líder do grupo de pesquisa "Diabetes: educação, atividades físicas" no CNPq, tendo apresentado mais de 100 diferentes trabalhos em congressos nacionais e internacionais nos últimos anos (Paris, Cidade do Cabo, Cairo, Havana, Florença), ministrou vários cursos e palestras, escreve para o Portal Diabetes (web), coordena projetos e orienta pesquisadores, autora do livro "Diabetes Mellitus: Saúde, Educação, Atividades Físicas" (418p.) e diabética há mais de 37 anos.

O curso também serve de preparação para os novos estagiários e monitores que atuarão em 2009 em Brasília, Samambaia e Sobradinho e para os novos profissionais que gradativamente se integram à equipe para também levar este curso a outras cidades da América Latina.

Informações:

Informações: www.proafidi.com.br, 3307.2250 ramal 247

Curso: curso.doce.desafio@gmail.com

Inscrições: Interfoco UnB – (61) 3307.2884

Programa Doce Desafio para diabéticos

Gratuito. Início das atividades 23 de março, na UnB (Centro Olímpico), em Samambaia e em Sobradinho).

Atividades de avaliação e educação em todas as áreas, acompanhamento do tratamento, exercícios físicos orientados e debates em grupos.

Apresentação, Palestras e atividades recreativas de abertura do programa e inscrições para diabéticos em março:

-Terça e Quinta, dias 24 e 26, 9h em Samambaia

-Terça e Quinta, dias 24 e 26, 15h em Sobradinho

-Quinta, dia 26, 8h no Posto da 612 Sul

-Quarta, dia 25, às 9h e às 15h no Centro Olímpico da UnB (Asa Norte)

Coordenação Profa. Dra. Jane Dullius (9295.9938)

Programa para diabéticos: diabetes@unb.br

 
 
  << Voltar