<< Voltar
 
   

2013 Ano da Quinoa

 

A Organização das Nações Unidas decretou 2013 o "Ano da Quinoa" em reconhecimento dos nativos que mantiveram, controlada, protegida e salvaguardada quinoa como um grão importante e nutritivo para o hoje e para as gerações futuras.

Para celebrar a ocasião, Le Cordon Bleu teve a honra de receber uma delegação do CECUPE (Centro Cultural do Peru) para uma conferência por Yolanda Rigault (Presidente da CECUPE) e Jason Abade, agrônomo americano que foi a primeira pessoa a plantar quinoa em Anjou, no Vale do Loire.

A apresentação mostrou o excepcional valor nutricional da quinoa e como ela adaptou-se ao longo da história.

Patrick Terrien, Chef Instrutor Le Cordon Bleu e Lourdes Pluvinage, Chef de El Picaflor restaurante em Paris fizeram para os participantes uma salada de quinoa, quinoa "paella" com lula e lagostins e para sobremesa, quinoa com lúcuma (fruta peruana).

Nativa dos Andes, a quinoa (Chenopodium quinoa Will) remonta cerca de 7000 anos e atingiu o seu auge durante o Império Inca. Com a chegada dos espanhóis, a quinoa foi substituído por cereais, mas o pequeno grão andino conseguiu sobreviver através dos séculos.

Fonte: Le Cordon Bleu Paris

 
 
  << Voltar