<< Voltar
 
   

11ª Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo. Tema Trocando experiências entre pacientes e médicos: conte a sua história

 

Por falta de informação, muitas pessoas que tem psoríase acabam tendo seus casos agravados, por conta de um diagnóstico simplista e de um tratamento inadequado.

De acordo com o Dr. Cid Yazigi Sabbag, dermatologista e especialista no assunto e Diretor do Centro Brasileiro de Estudo em Psoríase , a doença, que acomete 2% da população mundial, vai muito além da pele. “Quem foi mal diagnosticado e tem psoríase há muito tempo pode desenvolver a síndrome metabólica, com o acometimento de outros órgãos, levando ao aumento do risco cardiovascular e, consequentemente, ao risco de morte”, explica. “É uma doença sistêmica (atinge vários sistemas e órgãos) que precisa ser levada a sério e deve ser tratada multidisciplinarmente, depois de bem diagnosticada por um dermatologista!”, alerta. Estima-se que no Brasil o número de pessoas que convivem com a doença ultrapasse 3 milhões.

Informação aproximando médico e paciente
Com o intuito de proporcionar mais informação à população em geral, as pessoas que tem a  doença, e familiares e aos profissionais da área de saúde e trazer as últimas novidades apresentadas nos congressos internacionais sobre psoríase, acontecerá, novamente na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 26 de outubro a 11ª edição do Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo.

Este ano, o evento, que é gratuito, terá como novidade o 1º Curso de Farmacologia além dos tradicionais protocolos voltados aos profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição e podologia. Estão previstos também o 4º curso de capacitação em psoríase para médicos e estudantes de medicina e o 2º curso de capacitação em psoríase para odontologia.

Haverá ainda um desfile de moda casual, onde os modelos são pessoas que tem psoríase e vitiligo e a proposta é mostrar que apesar das doenças as pessoas podem ser naturais e felizes. Sessões de alongamento e música ao vivo para descontração, também estão previstas. Alguns dos parceiros do evento, estarão com stands no local.

Dr. Sabbag, um dos idealizadores do Encontro junto com o médico e vereador Gilberto Natalini, autor do projeto de lei 286/2007 que dispõe sobre o Programa de Apoio às Pessoas com Psoríase, relata que esse evento é o único no Brasil que tem como foco principal os pacientes e seus familiares. “O objetivo é disseminar cada vez mais as informações corretas sobre essas doenças, levando ao tratamento adequado, evitando as co-morbidades (doenças relacionadas) e garantindo o bem-estar do paciente, para que ele tenha uma vida normal.”, completa. “Somente a conscientização poderá contribuir para acabar com o preconceito”, ressalta. “Essa iniciativa vem ao encontro do trabalho que venho desenvolvendo há anos em prol da saúde em nosso País. No ano passado 1.500 pessoas passaram pela Câmara Municipal, esse ano a tendência é ter um número ainda maior. É extremamente gratificante e nos impulsiona a trabalhar cada vez mais a favor dessas pessoas”, complementa Natalini.

Com o tema Trocando experiências entre pacientes e médicos: conte a sua história a proposta é dar tempo para os participantes falarem e mostrarem as suas experiências.
Ao final do evento será fornecido certificado de participação ao público.

Serviço
11º Grande Encontro de Psoríase e Vitiligo
26 de outubro de 2013
(sábado)   l  8h30 às 17h00
Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí nº 100 – centro

Inscrições gratuitas nos sites - www.natalini.com.brwww.clinicasabbag.com.br   www.anggulo.com.br
Mais informações – 11 3396 4405

Mais informações
Ânggulo Comunicação Estratégica
Sandra Pegorelli
sandra@anggulo.com.br

 
 
  << Voltar