<< Voltar
 
   

Dia da Saúde e Nutrição: o nutricionista na promoção e prevenção da saúde

 

Na próxima segunda-feira, será comemorado no país o "Dia da Saúde e Nutrição". Esta é uma data comemorativa criada para conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação. Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e seus hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, pensem como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida. E o profissional apto a orientar a população sobre como se ter uma alimentação adequada é o nutricionista. Ele atua diretamente na prevenção e promoção da saúde para toda a sociedade.

Estabelecimentos de alimentação fora do lar, hospitais, hotéis, empresas, escolas, órgãos públicos e privados. São muitas os possíveis locais de atuação dos profissionais da nutrição, assim como são diversas as atividades em prol da saúde, qualidade de vida e bem-estar da sociedade que estes possibilitam.

Apesar do papel do nutricionista estar, no senso público, ligado ao emagrecimento e manutenção de peso, as áreas de atuação deste profissional são muito mais amplas, indo desde o trabalho citado até a prescrição e acompanhamento de dietas de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva hospitalares.

Nesta data comemorativa, queremos mostrar à sociedade o papel do nutricionista e, sobretudo, da nutrição na busca pela saúde humana. Estes profissionais, além de todas as atividades, reeducam as pessoas a assumirem hábitos alimentares baseados no bom senso e no equilíbrio nutricional.

 
 
  << Voltar