<< Voltar
 
   

15º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade & Qualidade de Vida

 

10 de outubro de 2014 (Sexta-feira)

8h às 8h30 - Entrega de Material

8h30 às 9h30 - Abertura do Mega Evento Nutrição 2014

8h30 às 9h30 - Nutrição Longevidade e Qualidade de Vida (Teatro)
Prof. Dr. Glenna McCollum, MPH, RDN
- Presidente da "Academy of Nutrition and Dietetics", a maior organização mundial de profissionais de alimentação e nutrição. Vice president de Saúde e Nutrição da PhycoBiosciences, Inc. e membro do Conselho Diretor do Projeto CENTRL do Estado do Arizona, USA. Foi a 1a Presidente da Universidade Chandler; assistente do Reitor e Diretora de Nutrição da Universidade Central do Arizona; e CEO da Fundação Educacional Chandler. McCollum publicou mais de 20 livros de nutrição e dirigiu a produção de vários vídeos educacionais infantis, promovendo a nutrição, atividade física e envolvimento dos pais na educação das crianças. Foi também Presidente da "Arizona Dietetic Association". McCollum se graduou na Universidade Estadual do Arizona, obteve seu Mestrado na Universidade Loma Linda e Doutorado em Administração e Liderança Organizacional na Universidade de Phoenix.

9h30 às 10h15 - Intervalo e visita aos pôsteres e exposição

10h15 às 12h15 - Obesidade


Presidente Mesa - Prof. Dr. Roberto Carlos Burini

10h15 às 11h15 - Fibras, Microbiologia do Intestino e Obesidade
Dr Bernard Corfe BSc PhD
- Professor da Universidade de Sheffield, especialista em Farmacologia Molecular e Biologia Molecular. Seu primeiro Pós-doutorado foi em Sheffield em Biologia Molecular e Biotecnologia. Dr Corfe trabalhou em Manchester, estudando a regulação da apoptose em resposta à quimioterapia. Atualmente estuda a relação entre a dieta e o metabolismo nas células nornais e neoplásicas no Departamento de Oncologia da Escola Médica de Sheffield, UK. É Membro do Corpo Editorial do European Journal of Nutrition, Editor Associado do International Journal of Experimental Pathology, do Journal of Integrated OMICS e do Nutrition & Cancer.

11h15 às 12h15 - Hiperadiposidade: Doença ou Estágio Evolutivo Humano?
Prof. Dr. Roberto Carlos Burini
- Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, Doutorado em Bioquímica da Nutrição pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e Pós-doutorado pela Massachusetts Institute of Technology. Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12h15 às 14h - intervalo para almoço e visita aos pôsteres e exposição

14h às 16h45 - Doenças Crônicas Degenerativas

Presidente Mesa: Profa Dra. Ana Paula Bidutte Cortez

14h às 15h - Consumo de Carotenóides pode Proteger contra Doenças do Coração e Câncer?
Dr. Frank Thies BSc PhD
- Graduado em Fisiologia na Universidade de Burgundy (França), obteve seu PhD em Fisiologia Nutricional na mesma Universidade. Dr Thies completou seu Pós-doutorado no Instituto Nacional de Saúde em Bethesda, USA. Trabalhou no Departamento de Bioquímica da Universidade de Oxford estudando os efeitos dos ácidos graxos polinsaturados nas funções imunes em idosos e na Universidade de Southampton estudando os efeitos em pacientes com aterosclerose. Dr Thies está atualmente no Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Aberdeen, UK, sendo também membro do Instituto de Pesquisa Rowett em Nutrição e Saúde. Suas áreas de pesquisa atuais estão relacionadas com a influência dos vários componentes dietéticos na função e risco cardiovascular.

15h às 15h45 - Intervalo e visita aos pôsteres e exposição

15h45 às 16h45 - Intervenções Nutricionais Práticas para Doenças Crônicas em Idosos
Profa. Dra. Brenda Richardson, MA, RDN, LD, CD, FAND
- Diretora de Desenvolvimento de Negócios na Dietary Consultants, Inc e na Food Service Management Solutions, Presidente da Brenda Richardson MA, RDN, LD, CD, LLC, com mais de 30 anos de atuação coordenando Nutrição de grandes empresas do setor. Foi Presidente da Indiana Dietetic Association, autor do ''Practitioner Pocket Guide for MDS 3.0 and Nutrition'' publicado pela Dietetics in Health Care Communities, e vários outros livros. Premiada pela Academy of Nutrition and Dietetics com o ''ADA Grassroots Excellence Award'' e também pela Indiana Dietetic Association com o ''Honored Dietitian''. Atualmente preside na Academy of Nutrition and Dietetics o Academy Political Action Committee

16h45 às 17h45 - Intervenções Nutricionais Práticas em Obesidade e Síndrome Metabólica
Profa Dra. Ana Paula Bidutte Cortez
- Nutricionista, Doutoranda pela UNIFESP/ EPM, Mestre em Ciências pela UNIFESP/ EPM, Especialista em Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição Clínica Funcional. Experiência em docência, atendimento clínico e dietoterápico. Experiência com crianças, adolescentes e adultos.


11 de outubro de 2014 (Sábado)

8h30 às 12h30 - Assuntos Polêmicos em Nutrição: Legislação e Evidências Científicas, uma Contribuição do CRN-3

Presidente da Mesa : Dra. Sonia Tucunduva Philippi

8h30 às 9h15 - Legislação e Evidências Científicas para o Glúten

Profa. Dra. Bárbara Rita Cardoso - Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduada em nutrição clínica funcional pela UNICSUL, Mestre em Nutrição Humana Aplicada pela USP e Doutor em Ciência dos Alimentos pela USP. Atua como docente convidada dos cursos de pós-graduação. Conselheira do CRN-3(2014-2017)

9h15 às 10h - Legislação e Evidências Científicas para Fitoterápicos
Profa. Dra. Fabiana Poltronieri
- Graduada em Nutrição (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Docente dos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro Universitário São Camilo. Conselheira do CRN-3 (2014-2017)

10h às 10h45 - Legislação e Evidências Científicas para Leite
Profa. Dra. Silvia Cozzolino
- Formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Profa. Titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Foi presidente e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição -SBAN. Presidente do CRN-3 (2014-2017). Bolsista em produtividade a pesquisa do CNPq nível 1A.

10h45 às 11h30 - Intervalo e visita aos pôsteres e exposição

11h30 às 12h15 - Alergias Alimentares para o Glúten e Leite
Profa. Dra. Nathália Nahas Grijó Guedes
- Nutricionista pela Universidade Católica de Santos, Especialista em Nutrição Humana pelo GANEP, Especialista em Gastroenterologia pediátrica pela UNIFESP, Mestre em Ciências da Pediatria pela UNIFESP, Doutora em Ciências da Pediatria pela UNIFESP, Professora do SENAC/ Santos, Diretora da Empresa de Assessoria e Consultoria Nutricional - Nutri Action.

12h15 às 14h - intervalo para almoço e visita aos pôsteres e exposição

14h às 17h30 - Suplementação na Prática Clínica

Profa. Dra. Sula de Camargo

14h às 14h45 - Suplementação Clínica: Benefícios e Riscos
Profa. Dra. Sula de Camargo
- Nutricionista, Mestre em Ciências, Especialista em Nutrição Clínica, Especialista em Educação e Formação em Saúde, Especializanda em Gestão em Saúde. Coordenadora da Área de Desenvolvimento de Pessoas do Hospital e da APS Santa Marcelina. Docente, consultora de artigos técnicos. Membro do Grupo de Trabalho de Fitoterapia do CFN e consultora da câmara técnica do CRN3 e da ASBRAN.

14h45 às 15h15 - Situações Clínicas Específicas e a Suplementação

15h30 às 16h15 - Intervalo e visita aos pôsteres e exposição

16h15 às 17h - Aspectos Práticos da Suplementação Clínica


10 e 11 de outubro de 2014 - Tradução Simultânea
Mega Evento Nutrição 2014
Centro e Convenções e Eventos Frei Caneca
São Paulo - SP

 

Veja Programação Completa

 
 
  << Voltar