<< Voltar
 
   

2º Congresso Multidisciplinar de Nutrição Esportiva

 

10 de outubro de 2014 (Sexta)

8h às 8h30 - Entrega de Material

8h30 às 9h30 - Abertura do Mega Evento Nutrição 2014 (Teatro)

8h30-9h30 - Nutrição Longevidade e Qualidade de Vida (Teatro)
Prof. Dr. Glenna McCollum, MPH, RDN -
Presidente da "Academy of Nutrition and Dietetics", a maior organização mundial de profissionais de alimentação e nutrição. Vice president de Saúde e Nutrição da PhycoBiosciences, Inc. e membro do Conselho Diretor do Projeto CENTRL do Estado do Arizona, USA. Foi a 1a Presidente da Universidade Chandler; assistente do Reitor e Diretora de Nutrição da Universidade Central do Arizona; e CEO da Fundação Educacional Chandler. McCollum publicou mais de 20 livros de nutrição e dirigiu a produção de vários vídeos educacionais infantis, promovendo a nutrição, atividade física e envolvimento dos pais na educação das crianças. Foi também Presidente da "Arizona Dietetic Association". McCollum se graduou na Universidade Estadual do Arizona, obteve seu Mestrado na Universidade Loma Linda e Doutorado em Administração e Liderança Organizacional na Universidade de Phoenix.

9h30 às 10h15 - Intervalo e visita pôsteres e exposição


10h15 às 12h30 - Atividade Física e Nutrição Cerebral

Presidente - Mirtes Stancanelli

10h15 às 11h - Nutrição Cerebral - Pense Bem
Profa. Mirtes Stancanelli
- Possui graduação em Nutrição pela Faculdade São Camilo. Mestre em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica do Exercício (UNICAMP). Coordenadora do Departamento de Nutrição da Associação Atlética Ponte Preta, Bradesco Esporte e Educação, Volei Amil de Campinas, Osasco Futebol Clube, Grêmio Osasco e Seleção Brasileira de Basquete. Coordenadora dos navios temáticos Fitness e Bem Estar da Costa Cruzeiros. Professora convidada em vários cursos de graduação e pós graduação. Atende em consultório na cidade de Campinas e São Paulo vários atletas de diversas modalidades esportivas há 16 anos.

11h às 11h45 - Atividade Física para o Cérebro
Profa Fernanda Lorenzi Lazarim
- Formada em Educação Física pela UNICAMP. Doutora em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica do Exercício (UNICAMP). Profa. do departamento de Bioquímica IB-UNICAMP. Pesquisadora do Laboratório de Bioquímica do Exercício - LABEX, UNICAMP. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: proteoma do exercício; overtraining; treinamento; biomarcadores sanguíneos e suplementação. Diretora do Grupo Minian: Educação e Qualidade de Vida. Professora convidada de diversos curso de graduação e pós graduação

11h45 às 12h30 - Os Vícios Alimentares no Cérebro
Prof. Dr. Thiago Fernando Lourenço
- Doutor em Biodinâmica do Movimento e Esporte - UNICAMP, Professor do Curso de Especialização do Laboratório de Bioquímica do Exercício - LABEX - UNICAMPMembro do Grupo MINIAN - Educação e Qualidade de VidaCoordenador do curso de Educação Física - Anhanguera Educacional LTDA. - Campinas - Unidade 3

12h30 às 14h - almoço e visita aos pôsteres e exposição

14h às 17h15 - Mitos e Verdades da Nutrição Esportiva - o que dizem as evidências

Presidente Mesa - Michele Trindade


14h às 14h45 - Mitos e verdades no Ciclismo
Prof. Michele Trindade
- Pós-doutorado em Metabolismo e Nutrição - Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestre e Doutora em Ciência dos Alimentos - Universidade de São Paulo (FCF/USP); Especialização em Treinamento Desportivo - Universidade Estadual de Londrina (UEL); Nutricionista Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE); Docente da Uningá- Maringá/PR. Trabalha com praticantes de exercícios físicos e atletas desde 2002.

15h às 15h45 - Intervalo e visita aos pôsteres e exposição

15h45 às 16h30 - Mitos e Verdades nas Lutas
Profa. Dra. Gláucia Figueiredo Braggion
- Possui graduação em Nutrição pela Universidade Sao Judas Tadeu , Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). É Pesquisadora em Ciências do Esporte pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul. Atualmente é professora responsável da Universidade São Judas Tadeu e professora titular do Curso de Nutrição da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e das Faculdades Santa Marcelina.

16h30 às 17h15 - Mitos e Verdades em Corredores
Profa Dra. Mariana Lindenberg Alvarenga
- Mestre em Ciências pela FCF/USP. Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho e em Nutrição Esportiva pela FMU. Professora de Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá e do curso de Graduação em Nutrição da FMU. Sócia-Diretora da Globalnutri Assessoria e Consultoria em Nutrição. Coordenadora da Clínica Nutrição Esportiva FMU/Hebraica.


11 de outubro de 2014 (Sábado)

8h30 às 12h15 - Nutrição em academias do fitness ao wellness

Presidente Mesa - Dra Luciana Rossi

8h30 às 9h15 - Nutrição em Academias do Fitness ao Wellness
Profª Dra Luciana Rossi
- Nutricionista pela FSP-USP. Mestre em Ciências dos Alimentos pela FCF - USP. Doutoranda do PRONUT - USP. Especialista em Nutrição em Esporte pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Coordenadora da Pós em Nutrição Esportiva e Estética com ênfase em Wellness do Centro Universitário São Camilo. Autora do livro: Nutrição em Academias do fitness ao wellness.

9h15 às 10h - Qualidade de Vida e Nutrição em Academias
Profa. Dra. Luciana Setaro
- Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Fisiologia do Exercício - UNIFESP , Mestre em Nutrição Humana Aplicada - USP. Doutora em Ciências dos Alimentos - FCF - USP. Tem experiência na área de Nutrição Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: voleibol, magnesio, ingestão, avaliação do estado nutricional, desempenho físico. Docente da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

10h às 10h45: Insatisfação com a Imagem Corporal e Impacto na Qualidade de Vida
Profa. Dra Marle Alvarenga
- Nutricionista, Mestre, Doutor e Pós-doutor pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Coordenador do Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA) e do Movimento Nutrição Comportamental. Docente colaborador do curso Nutrição Esportiva e estética com Enfase em Wellness da São Camilo.

10h45 às 11h30 - intervalo e visitação pôsteres

11h30 às 12h15: Coaching para o bem estar
Dra Lara Natacci Lara Cristiane Natacci
- Graduada em nutrição pela Universidade São Camilo, especialista em Bases Fisiológicas da Nutrição no Esporte pela UNIFESP/SP e em Transtornos Alimentares pela Université de Paris 5 René Descartes, especialista em Nutrição Clínica Funcional (Unib) e Mestre em Ciências pela FMUSP. Formação em Coach de Bem Estar, pela Carevolution , Doutorado em Educação em Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretora da Dietnet Assessoria Nutricional. Autora de 5 livros de orientação nutricional, implementadora e responsável técnica da homepage www.dietnet.com.br

12h15 às 14h - almoço e visita aos pôsteres e exposição

14h às 17h - Suplementação na Prática Esportiva

Profa. Dra Daniela Caetano Gonçalves

14h às 14h45 - Suplementação com Carboidratos e Hidratação
Profa. Dra. Sueli Longo
- Nutricionista. Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clinica, Mestre em Comunicação Social, Docente da Universidade Metodista de São Paulo, Responsável pelo Núcleo de Nutrição Esportiva Policlínica Metodista. Foi Nutricionista da Seleção Brasileira Masculina de Handebol. Foi Vice Presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

14h45 às 15h30 - Suplementação de proteínas para o treinamento de força
Profa. Dra Daniela Caetano Gonçalves
- Nutricionista, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e Doutora em Ciências pelo ICB/USP. Atua como Nutricionista Clínica e Esportiva, é Professora da Graduação do Curso de Nutrição, Ed Física e Estética pela Universidade Paulista e Professora dos Cursos de Pós graduação da UGF, Coordenadora do Curso de Alimentos Funcionais e Nutrigenômica e Palestrante Convidada da IFBB ( International Federation of Bodybuilding).

15h30 às 16h15 - Intervalo e visita aos pôsteres e exposição

16h15 às 17h - Suplementação com Termogênicos para o Emagrecimento.
Profa. Dra. Gabriela Chamusca
- Nutricionista formada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, Professora convidada de Pós-Graduação nas áreas de Nutrição Esportiva, Fisiologia do Exercício, Nutrição no Envelhecimento, Nutrição na Gestação, Alimentos Funcionais e Nutrigenômica, Nutrição Clínica, Medicina Esportiva, Coordenadora de Pós-Graduação na área de Nutrição da Estácio e USCS, Coordenadora de Nutrição da Assessoria Esportiva Ztrack Esporte e Saúde, Consultoria e Assessoria Nutricional para Empresas, Coaching Profissional em Nutrição Esportiva


10 e 11 de outubro de 2014 - Tradução Simultânea
Mega Evento Nutrição 2014
Centro e Convenções e Eventos Frei Caneca
São Paulo - SP

 

Veja Programação Completa

 
 
  << Voltar