<< Voltar
 
   
  Curso Alimentação e Cultura (pela Internet)
   
   
 

Informações:
http://www.redcapa.org.br/portugues/cursos/mas-alim_cultura.htm

Professora: Renata Menasche

Professora Assistente: Patricia Gomensoro

Período do curso: 10 de setembro a 07 de dezembro de 2007

Inscrições até 05 de setembro de 2007

Exame final (não presencial): 14 de dezembro de 2007

Contribuição individual para a realização do curso: R$500,00

O pagamento também poderá ser feito em duas vezes. Todas as informações de como deverá ser realizado o pagamento serão enviadas logo após a sua inscrição.
(Desconto de 10% para alunos, investigadores ou professores de Instituições Membro da REDCAPA)

Objetivos Gerais
Oportunizar, a partir das abordagens oferecidas pela sócio-antropologia da alimentação, uma reflexão sobre as injunções entre alimentação e cultura. A depender das trajetórias e interesses dos alunos, tal reflexão pode prestar-se tanto à complementação de formação acadêmica de estudantes e profissionais voltados às áreas associadas à alimentação como à qualificação de sua atuação em processos de gestão de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

Público
Estudantes de pós-graduação e profissionais atuantes ou interessados nas áreas de alimentação e segurança alimentar e nutricional.

Excepcionalmente poderão ser aceitos estudantes de graduação de áreas relacionadas à temática (as solicitações de inscrição serão avaliadas caso a caso).

Ementa
Nos últimos anos, temos observado, no cenário internacional, a ocorrência, amplificada pela mídia, de crises e pânicos alimentares (a exemplo da crise da vaca louca). Ao mesmo tempo, podemos notar que, na demanda por alimentos “saudáveis”, os padrões intensivos de produção agropecuária passam, em alguma medida, a ser contestados por consumidores.

O fato da alimentação figurar entre as principais inquietações das sociedades contemporâneas manifesta-se a partir de um interesse crescente em relação a temas como novos padrões estéticos e de saúde, gastronomia, patrimônio imaterial, produtos e pratos marcadores de identidades, bem como nas reflexões a eles relacionadas, que visam ao estabelecimento de políticas de preservação e intervenção social. Enquanto isso, em uma perspectiva que anuncia a relevância do respeito à diversidade cultural, a Segurança Alimentar e Nutricional apresenta-se enquanto proposta de eixo transversal de políticas públicas.
Esses processos apenas podem ser apreendidos se tomarmos em conta que, como já foi dito, a fome e a sede são formuladas e satisfeitas não apenas a partir de nutrientes, mas em termos sociais, culturais e históricos.

É a partir desse entendimento que este curso se propõe a oportunizar uma reflexão sobre as injunções entre alimentação e cultura.

Conteúdo:
- Natureza e cultura: cru e cozido, alimento e comida
- Escolhas alimentares: o lugar da cultura
- Comida e identidade
- Consumo e cultura
- Alimentação, globalização e corpo: transformações no comer
- A ansiedade urbana contemporânea diante da comida
- Orgânicos, transgênicos... Alimentação e representações do rural
- Segurança alimentar e diversidade cultural
- História da alimentação
- Formação da cozinha brasileira

Idioma
Os materiais do curso e as mensagens da tutora serão em português. Para os candidatos que tem como idioma o espanhol podem participar do curso respondendo as questões nesse idioma.

Certificado
Para os participantes que cumprirem regularmente com as atividades e forem aprovados no exame, será oferecido o Certificado do Curso pela REDCAPA.

 
 
  << Voltar