<< Voltar
 
   
 

Livro ajuda médicos a incentivar a amamentação

   
 

Publicação é manual de assuntos ligados ao aleitamento materno, que vão desde o desenvolvimentoda mama até medicamentos que podem ser utilizados por mulheres que amamentam

Para que cresçam saudáveis, os bebês devem receber o leite materno pelo menos até os 2 anos, e esse deve ser o único alimento até os 6 meses, segundo propõe a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, muitas dúvidas e desencontros ainda cercam o tema. Por isso, um grupo de pediatras paulistas resolveu lançar o livro "O Aleitamento Materno no contexto atual - política, prática e bases científicas", para ajudar os médicos a desvendar os mistérios do aleitamento materno.

Segundo o Dr. Hamilton Robledo, pediatra do Hospital e Maternidade São Camilo, um dos autores, a publicação trata de todos os assuntos ligados à amamentação desde a formação e desenvolvimento da mama, produção e composição do leite, vantagens do aleitamento para mamães e bebês, dificuldades enfrentadas pelas mulheres até medicamentos indicados para quem amamenta. "É um verdadeiro manual para os pediatras e também um livro de consultas para clínicos e ginecologistas", enfatiza o Dr. Robledo.

A coordenação geral do livro é do Dr. Hugo Issler e tem autoria dos médicos: Keiko Terya, Lais dos Santos Bueno, Lélia Cardamone Gouvêa, Maria José Mattar, Rosangela dos Santos, Valdesnise Calil e Virgínia Quintal, todos membros do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Paulista de Pediatria. O projeto demorou dois anos para ser concluído.

PORQUE AMAMENTAR - Segundo a WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) a cada 10,9 milhões de óbitos de crianças menores de cinco anos, quatro milhões ocorrem no primeiro mês. De acordo com dados da Sociedade de Pediatria de São Paulo, seria possível salvar um milhão (um quarto) destas vidas com a amamentação na primeira hora após o nascimento.

O aleitamento materno traz benefícios como:

- Promove mecanismos de defesas e proteção do organismo da criança
- Ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso
- Crianças amamentadas têm rendimento escolar e níveis de aprendizado maiores
- Retarda a introdução de outras proteínas no organismo (como as do leite de vaca)
- Ajuda na prevenção de doenças respiratórias, gastroentestinais e alérgicas
- Ajuda a prevenir a obesidade infantil.
- E ainda ajuda a aumentar o vínculo afetivo entre mãe e filho

Hospital e Maternidade São Camilo de São Paulo


 
 
  << Voltar