Incentivo à Alimentação Saudável em Escolares e Adolescentes de uma Instituição Pública da Cidade de São Paulo. | ||
Incentive to Healthy Eating in Schools And Teenagers in a Public Institution of the City of São Paulo. Palavras-chave - educação alimentar e nutricional, comportamento alimentar, promoção da saúde. Keywords: Food and Nutrition Education. Feeding Behavior. Health Promotion. Resumo A maior dificuldade da inclusão de frutas e hortaliças na alimentação escolar parece estar associada ao fato de escolares não terem incorporado tal hábito na primeira infância e por sofrerem influência do meio familiar, ambiental e social. A intervenção nutricional vem sendo abordada como estratégia de combate ao mau hábito alimentar, e o ambiente escolar tem se tornado um aliado. A educação nutricional é um processo longo, que exige continuidade dos educadores e profissionais de saúde. O estudo teve como objetivo elaborar e aplicar um programa de orientação nutricional para incentivar o consumo de alimentação saudável. Tratou-se de um estudo descritivo, transversal com coleta de dados primários, durante dois meses. Para o diagnóstico inicial, observou-se de maneira qualitativa o consumo de hortaliças durante a distribuição do almoço e aplicou-se um questionário de preferências e aversões e, posteriormente, foram elaboradas seis atividades lúdico-educativas. Notou-se um baixo consumo de frutas e hortaliças e alta preferência por alimentos industrializados. Ao longo das dinâmicas, percebeu-se maior participação, interesse e entrosamento. A educação nutricional exerceu influência positiva na escolha de alimentos saudáveis, já que, após a intervenção, houve uma maior aceitação de hortaliças. Assim, a implantação da educação nutricional no ambiente escolar, desde a infância, é de extrema importância e pode contribuir para prevenção de complicações futuras relacionadas à má alimentação. Abstract The greatest difficulty of including fruits and vegetables in school meals seems to be associated with the school, because they had not built such a habit in early childhood and being influenced by the family environment, social and environmental. Nutritional intervention has been approached as a strategy to combat poor eating habits and school environment has become an ally. Nutrition education is a long process that requires continuity of educator and health professionals. The study aimed to develop an implement a program of nutritional guidelines to encourage consumption of healthy food. This was a descriptive transversal study with primary data collection for two months. Recebido – 5/03/2012 aprovado 17/12/2012 |
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Autores | ||
Anita Flora Castro Gabino | ||
Graduanda do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. | ||
Fernanda Cristina Affonso Passos | ||
Graduanda do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. | ||
Profa. Dra. Débora Rocha Oliveira | ||
Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. | ||
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2013 | ||