Conhecimentos em Saúde e Matemática Básica: Como Transmitir uma Mensagem Efetiva sobre Nutrição | ||
Health Literacy and Numeracy: How to Achieve Effective Nutrition Messaging Palavras-chave – alfabetização em saúde, serviços de saúde, atenção à saúde Keywords – health literacy, Health Service, Health Care Resumo Além das habilidades básicas de alfabetização, ter conhecimento em saúde requer conhecimento de tópicos de saúde. Indivíduos com pouco conhecimento sobre saúde costumam desconhecer ou ter informações equivocadas sobre seu organismo, assim como sobre a natureza e causas da doença. Sem esse conhecimento, eles podem não entender a relação existente entre fatores de estilo de vida, como dieta e exercício e vários desfechos em saúde. Informações sobre saúde podem sobrecarregar mesmo indivíduos que tenham um bom conhecimento geral, porque as ciências médicas progridem rapidamente. O que aprendemos sobre saúde ou biologia na escola costuma ser um conhecimento ultrapassado, esquecido ou mesmo incompleto. Além disso, é bastante improvável que informações sobre saúde sejam retidas se forem transmitidas em uma situação extraordinária ou sob estresse. Conhecimentos sobre saúde também incluem habilidades com números. As habilidades matemáticas são necessárias para calcular as frações de colesterol sanguíneo, entender o significado de outros valores laboratoriais, tais como glicemia, programar os horários das medicações de acordo com a posologia e compreender os rótulos. A escolha entre diferentes planos de saúde ou a comparação da cobertura de medicamentos prescritos também exige o cálculo de prêmios, co-pagamentos e franquias. Adultos com pouco conhecimento sobre saúde são mais propensos a dizer que a saúde deles é deficiente (42%) e a não ter um seguro saúde (28%), comparados a adultos que são proficientes nessa área. Neste artigo descrevemos exemplos de nutrição, assim como características de intervenções efetivas de nutrição. Precisamos de mais pesquisas sobre avaliação dos conhecimentos sobre saúde e estratégias para aprimorá-los, a fim de termos impacto positivo nos desfechos de saúde do paciente. Abstract In addition to basic literacy skills, health literacy requires knowledge of health topics. People with limited health literacy often lack knowledge or have misinformation about the body as well as the nature and causes of disease. Without this knowledge, they may not understand the relationship between lifestyle factors such as diet and exercise and various health outcomes. Health information can overwhelm even persons with advanced literacy skills because medical science progresses rapidly. What people may have learned about health or biology during their school years often becomes outdated, forgotten, or it is incomplete. Moreover, health information provided in a stressful or unfamiliar situation is unlikely to be retained. Health literacy also includes numeracy skills. For example, calculating blood cholesterol ratios and understanding other lab values such as blood glucose levels, measuring medications according to dosing schedules, and understanding nutrition labels all require math skills. Choosing between health plans or comparing prescription drug coverage requires calculating premiums, copays, and deductibles. Adults with low health literacy skills are more likely to report their health as poor (42 percent) and are more likely to lack health insurance (28 percent) than adults with proficient health literacy. Nutrition examples are described as well as characteristics of effective nutrition interventions. More research is needed in health literacy assessment and improvement strategies in order to positively affect patient health outcomes. Recebido - 30/01/2012 aprovado – 13/11/2013 |
||
Autores | ||
Dra. Catherine Christie | ||
Registered Dietitian, Associate Professor, Department of Nutrition & Dietetics and Associate Dean, Brooks College of Health, University of North Florida, Jacksonville, FL, USA. | ||
Dra. Judith Rodriguez | ||
Registered Dietitian, Professor and Chairperson, Department of Nutrition & Dietetics, University of North Florida, Jacksonville, FL, USA. | ||
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Fev/2014 | ||