Diagnóstico Clínico Nutricional dos Pacientes Atendidos no Ambulatório de Nutrição do Hospital Universitário de Brasília.
 
O estudo investigou o perfil clínico nutricional dos pacientes do ambulatório de Nutrição do Hospital Universitário de Brasília. Durante 6
meses, incluíram-se como pacientes novos (PN) ou de retorno (PR), todos os adultos que procuraram o serviço. Coletaram-se dados clínicos,
antropométricos e dietéticos de 144 pacientes (54,8% PN). Observou-se alta prevalência de excesso de peso (82,6%) e distribuição central de gordura.

Não houve diferença entre os grupos, quanto ao perfil antropométrico. Sobre a atividade física, 70,9% do grupo PN e 41,6% do PR eram sedentários (p = 0,0001). O consumo energético dos grupos PN e PR foi de 1650 ± 689,3 e 1349 ± 604,57 kcal, respectivamente (p = 0,009). Os pacientes com excesso de peso são os que mais procuram atendimento nutricional. Os do grupo PR referiram maior atividade física e menor consumo energético, estando coerente com as orientações recebidas, porém isto não refletiu em diferenças nos outros parâmetros.
 

 
Autores
 
Dra. Lúcia Brasileiro de Figuerêdo Coimbra
Nutricionista formada pela Universidade de Brasília. Ex bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Nutricionista das clínicas IBRAGE e Stet Clin, em Brasília. Pós-graduanda em Saúde do Idoso pelo CIAPE.
Profa. Dra. Kênia Mara Baiocchi de Carvalho
Docente do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Nutrição e Mestre em Ciências da Saúde pela UnB e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Orientadora do PPG em Nutrição Humana da UnB na linha de pesquisa de Nutrição e Doenças Crônicas não Transmissíveis.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2006