Carboidratos, Índice Glicêmico e Carga Glicêmica na Prevenção e Controle do Diabetes.
 
A prevalência do diabetes nos últimos tempos tem aumentado em grande proporção. Entre os fatores que podem favorecer tal situação estão a ingestão de dietas não balanceadas em termos de macronutrientes (carboidratos), índice glicêmico e carga glicêmica da dieta. Acredita-se que a ingestão de dietas com alta carga glicêmica estão envolvidas com alterações no perfil metabólico e hormonal, levando à resistência insulínica e ao diabetes, parâmetros estes agravados pelo excesso de peso. Esta revisão mostra os possíveis mecanismos associados ao efeito do índice glicêmico e da carga glicêmica dos alimentos na prevenção e controle do diabetes.
 

 
Autores
 
Profa. Dra. Ana Carolina Pinheiro Volp
Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba- PR; Especialista em Terapia Nutricional pela UFPR; Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa- MG; Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV. Professora Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto- MG.
Profa. Dra. Josefina Bressan
Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica, M.Sc, Ph.D. Professora Associada, Departamento de Nutrição e Saúde, Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2006