Benefícios do Uso da Semente de Linhaça
 

A linhaça é uma semente de cor marrom escura, rica em ácidos graxos ω-3 e ω-6, minerais, vitaminas, fibras, além de um composto associado as fibras chamado lignana. O objetivo foi verificar alguns benefícios da linhaça, tais como constipação, menopausa e tensão pré-menstrual (TPM) e  foi desenvolvido com 30 mulheres no período de abril a setembro de 2003. Os resultados obtidos através de uma média quinzenal  demonstraram que  80,6% das mulheres melhoraram da  constipação, 36,4% obtiveram  melhora dos sintomas da  menopausa e apenas 4,5% referiram melhora dos sintomas da  TPM.

Os resultados mostraram que a semente de linhaça é uma boa fonte de combate a constipação, em relação a menopausa seria necessário que outros estudos fossem conduzidos para que se comprove seus resultados positivos, enquanto na TPM, os resultados foram  considerados insatisfatórios. Acredita-se que uma dieta equilibrada seja a melhor forma de preservar a saúde e evitar as doenças causadas pela alimentação inadequada

 

 
Autores
 
Dra. Elisângela Colpo
Nutricionista (UNIFRA), Mestranda em Bioquímica Toxicológica (UFSM) e Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).
Dra. Luana Friedrich
Nutricionista (UNIFRA), Nutricionista do Hospital Convênio Casa de Saúde.
Dra. Viviani Ruffo de Oliveira
Nutricionista (UNIRIO), Especialista em Ciência dos Alimentos (UFPel) e Mestre em Agronomia-Produção Vegetal (UFSM), Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).
Ms. Cláudia Severo da Rosa
Química (UFSM), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFSM), Doutoranda em Ciência dos Alimentos (UFSC) e Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2006