Perfil Nutricional de Mulheres de Meia-Idade Participantes de Um Programa de Atividade Física.
 

O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil nutricional de mulheres entre 40 a 59 anos, participantes do programa de atividade física do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, além de identificar a prevalência de hipertensão arterial, avaliar o estado nutricional, o risco cardiovascular e verificar possíveis variáveis que possam ter interferência no estado nutricional e na hipertensão arterial.

Foram avaliadas 25 mulheres entre 40 e 59 anos. A maioria delas já se encontrava na menopausa (56,0%) e 44% destas faziam a reposição hormonal. No grupo de mulheres que não faziam a reposição hormonal a prevalência de sobrepeso foi maior. A freqüência de hipertensão foi de 28%, de hipercolesterolemia foi de 36% e de excesso de peso foi de 68%. Observou-se que nas mulheres com sobrepeso, o consumo de calorias e de carboidratos foi maior que nas eutróficas e o consumo de fibras menor.

 

 
Autores
 
Dra. Daniela da Silva Rocha
Nutricionista formada pela UFV, Mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, Docente do Instituto Metodista Izabela Hendrix e da UNA/BH - Centro Universitário.
Dra. Fabiane Aparecida Canaan Rezende
Nutricionista formada pela UFV, Mestra em Ciência da Nutrição pela UFV, Docente da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira
Dra. Fernanda Rodrigues de Oliveira Penaforte
Nutricionista formada pela UFV, aprimoramento em Nutrição Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, Mestranda pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.
Dra. Ivana Salles Bonard
Nutricionista formada pela UFV, Especialista em Exercício, Nutrição e Medicina na Saúde e no Esporte pela Faculdade de Medicina/UNESP/ Botucatu (em curso), Mestranda pela Faculdade de Medicina/UNESP/Botucatu.
Dra. Silvia Eloiza Priore
Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2006