Análise das Estratégias de Marketing e Perfil Higiênico-Sanitário do Comércio Varejista de Rua, no Bairro do Ipiranga (SP) | ||
Analysis of the marketing strategies and sanitary hygienical profile of the retailing of street, in the quarter of the Ipiranga Palavras - chave: Comércio de rua; higiene; marketing; vendedor de rua. Keywords: Commerce of street; hygiene; marketing; street salesman resumo Introdução: O comércio informal de alimentos pode constituir um risco a população. Diversos fatores impulsionaram o aumento da comercialização de alimentos nas ruas, e o planejamento estratégico de “marketing” pode auxiliar, com geração de lucro. Objetivo: analisar técnicas de “marketing”, perfil higiênico sanitário e conhecimento de higiene adotado por microempresários, do segmento de lanches e refeições rápidas. Metodologia: Foi aplicado um questionário, realizado junto a uma amostra de 9 microempresário e sugerido um plano com estratégias de marketing. Resultados: Os dados permitiram demonstrar que a maioria dos locais necessita de informações básicas de higiene e manipulação. Quanto às estratégias de “marketing”, constatou-se que a maioria opta pela divulgação “boca a boca”. Cartazes, panfletos, embalagens diferenciadas, anúncios em websites foram alguns dos recursos sugeridos nesse trabalho. Conclusão: É recomendável a realização de treinamento quanto a técnicas de higiene e que os proprietários busquem maiores informações sobre outras formas de divulgação. abstract Introdução: O comércio informal de alimentos pode constituir um risco a população. Diversos fatores impulsionaram o aumento da comercialização de alimentos nas ruas, e o planejamento estratégico de “marketing” pode auxiliar, com geração de lucro. Objetivo: analisar técnicas de “marketing”, perfil higiênico sanitário e conhecimento de higiene adotado por microempresários, do segmento de lanches e refeições rápidas. Metodologia: Foi aplicado um questionário, realizado junto a uma amostra de 9 microempresário e sugerido um plano com estratégias de marketing. Resultados: Os dados permitiram demonstrar que a maioria dos locais necessita de informações básicas de higiene e manipulação. Quanto às estratégias de “marketing”, constatou-se que a maioria opta pela divulgação “boca a boca”. Cartazes, panfletos, embalagens diferenciadas, anúncios em websites foram alguns dos recursos sugeridos nesse trabalho. Conclusão: É recomendável a realização de treinamento quanto a técnicas de higiene e que os proprietários busquem maiores informações sobre outras formas de divulgação |
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Autores | ||
Dra. Andréa Rogick | ||
Professora Orientadora do Centro Universitário São Camilo | ||
Dra. Juliana Simões | ||
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Estagiárias em Marketing nutricional da Nutrociência Assessoria em Nutrologia | ||
Dra. Milena Volpini | ||
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, Estagiárias em Marketing nutricional da Nutrociência Assessoria em Nutrologia | ||
Prof. Dr. Mauro Fisberg | ||
Pediatra e Nutrologo do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo. | ||
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2007 | ||