Análise Qualitativa dos Cardápios Servidos por Centros Educacionais em Área de Alta Vulnerabilidade Social do Município de São Paulo.
 

The Menus of Educational Institucion in Social Vulnerability Area in São Paulo City

palavras - chave: alimentação institucional, cardápio, análise qualitativa, qualidade dos alimentos, vulnerabilidade social.
Keywords: institucional food; menu; qualitative analisys; food quality; social vulnerability.

resumo
O acesso à alimentação é um direito fundamental na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nos centros urbanos parte da população não consegue suprir este direito básico, nem o Estado consegue atender a grande demanda. Para minimizar os efeitos deste problema, a comunidade local e organizações sociais lutam para a melhoria da assistência à parcela da população mais vulnerável: crianças e adolescentes. Surgem os centros educacionais. Lá, são oferecidos reforço escolar, atividades educativas e refeições. Para seguir o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional realizou-se um estudo no qual foram analisados cardápios semanais de centros educacionais localizados numa área de alta vulnerabilidade social no município de São Paulo. Duas instituições foram escolhidas e o cardápio foi analisado segundo a qualidade das preparações em termos globais e diversidade. Resultados obtidos indicaram que, o convênio com a prefeitura do Município de São Paulo, não é razão para que a dieta oferecida contenha um porcionamento certo de frutas e hortaliças. A instituição que conta somente com doações de parceiros têm sua oferta de frutas e hortaliças ainda mais escassa. Isso pode significar um risco para a população estudada, já que a alimentação oferecida nestas instituições contribuem substancialmente às necessidades nutricionais dos atendidos.

Abstract
 The access to nourishment is a fundamental right in Universal Declaration of Human Rights. In big cities, part of the population can't get this basic right, even the state can't serve the demand. To minimize the effects of this problem, the local community and social organizations work to improve the assistance to the wastest member of the population: children and teenagers. So, the people of this areas create the educational institucions. They offer backing classes, educative activities and meal. The concept of food safety was followed. In this study, were analised the weekly menus offered in educational institucion. There, we choose two of the educational institucion in a vulnerability area in São Paulo city and they were analised by the quality of the meal in global terms and diversity of food. The results showed that the convencion with São Paulo's City Hall doesn't mean that the supplies of fruit and vegetables are adequate. The educational institucion that receives only donation has the offer of fruits and vegetables more inadequate. It means a risk to the population in study, seeing that nourishment offered in this institucions have the most part of the nutricional necessities that children and teenagers consume in a day

 

 
Autores
 
Dra. Amábela Avelar Cordeiro
Professora Doutora das Faculdades Integradas São Paulo
Dra. Ana Maria Cervato
Professora Doutora do departamento de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Simone Kimie Oku
Aluno de graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP e bolsista de Iniciação Científica CNPq

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2007