Culinary education as instrument of intervention on Nutritionist for blind and deaf person palavras-chave: Nutrição, surdocego, educação culinária keywords: Nutrition, blind and deaf person, culinary education resumo A surdocegueira é uma deficiência única, que apresenta a perda da audição e visão, de tal forma que a combinação de ambas, cria necessidades especiais que acarretam em problemas sérios de comunicação, mobilidade e acesso à informação. O objetivo deste estudo é mostrar como a Educação Culinária pode ser uma ferramenta estratégica de orientação nutricional. A partir da observação e questionamento sobre a aplicação da educação culinária, tornou-se claro que ela foi benéfica, e provocou mudanças no comportamento alimentar e também na autonomia dos alunos, a qual apresentou resultados mais significativos. Percebemos que a educação culinária, auxilia no desenvolvimento e no incentivo à independência. Conclui-se que, mesmo com a restrição de cada um, a arte da culinária, ajudou na aprendizagem de conceitos, ampliando a possibilidade de realização de atividades, preferências e desenvolvimento dos sentidos. abstract The deafblindness is an only deficiency that presents the loss of the hearing and vision, in such a way that the combination of both creates necessities special that they cause serious problems of communication, mobility and access to the information. The objective of this study is to show as the Culinary Education can be a strategically tool of nutritional orientation. From the comment and questioning on the application of the culinary education, which became clearly that it was beneficial, and also provoked changes in the alimentary behavior and in the autonomy of the pupils, presented resulted more significant. We perceive that the culinary education assists in the development and the incentive to independence. One concludes that, exactly with the restriction of each one, the art of the culinary, helped in the learning of concepts, extending the possibility of accomplishment of activities, preferences and development of the directions. |