Objetivou-se analisar as preferências alimentares de clientes de um restaurante de culinária internacional a la carte inserido em um hotel de Joinville-SC. Durante os dias de coleta os garçons informaram além dos pratos solicitados pelos clientes, a faixa etária e o sexo dos mesmos. A maioria dos clientes era adulta do sexo masculino. Verificou-se tendência estatística ao maior consumo de peixe entre as mulheres.
Destaca-se preferência masculina por fritas, bem como maior solicitação feminina por acompanhamentos à base de legumes. Sobremesas foram solicitadas por 46% dos clientes. Dentre aqueles que optaram pelos refrigerantes, alternativas com reduzido teor calórico foram as mais solicitadas. Os dados apresentados revelam hábitos alimentares contraditórios na população avaliada, evidenciando a importância da inserção do nutricionista na área, na promoção de programas de educação nutricional contínuos, considerando a complexidade que envolve o hábito alimentar valorizando ingredientes e formas de preparo que propiciem preparações concomitantemente saborosas e nutritivas.
Desde as primeiras sociedades humanas, a luta pela sobrevivência obrigou os indivíduos a produzirem regimes alimentares, o que os levou a acumularem, ao longo do tempo, um imenso cabedal empírico na interação com o meio ambiente (Silva et al., 2002).
No Brasil, país de dimensões continentais, os hábitos e preferências alimentares variam amplamente, proporcionando um cenário de imensa diversidade culinária, formando uma gastronomia altamente rica e diversificada de norte a sul do país (Martinez et al., 2000).
Nas últimas décadas um novo padrão alimentar passou a ser caracterizado pelo incremento do consumo de grãos refinados, açúcar, produtos de origem animal, gorduras saturadas, fast food, alimentação fora do domicílio e um maior acervo de produtos industrializados (Monteiro et al., 1995).
Tanto no campo internacional, como no Brasil, os dilemas e inquietações que circundam o processo de escolha alimentar têm atribuído diversos significados à alimentação saudável na dimensão biológica e simbólica (Silva et al., 2002)
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Evidências literárias indicam que os consumidores, apesar de verbalizarem preocupações com a saúde, escolhem alimentos baseados no seu sabor (Assis, 2002).
Para aqueles que possuem acesso facilitado ao alimento e possibilidade de escolher cardápios, a intensa multiplicação de opções contraditórias presentes na sociedade moderna em relação à alimentação oferece uma desafio adicional (Silva et al., 2002).
Considerando as colocações acima, objetivou-se através do presente trabalho analisar as preferências alimentares de clientes de um restaurante que serve pratos da culinária internacional a la carte.
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Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2005
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