O ovo não é só um dos alimentos mais utilizados na cozinha, mas também um dos mais valiosos e versáteis ingredientes culinários, cujo custo reduzido e alto conteúdo protéico o tornam um alimento econômico e bem balanceado. É um alimento amplamente utilizado, devido as suas propriedades funcionais de cor, viscosidade, emulsificação, geleificação e formação de espuma.
O ovo in natura contaminado por Salmonela não apresenta qualquer diferença em sua aparência ou odor de um ovo não contaminado, se tornando um problema de saúde pública.
Desta forma, para atender ao mercado cada vez mais exigente, os processadores de ovos vêm inovando e proporcionando mais segurança, economia e praticidade através do ovo pasteurizado e desidratado, nas formas de ovo integral, gema e clara.
Este tipo de produto possui grande utilidade, principalmente na elaboração de misturas que não sofrem aquecimento e em preparações secas como bolos, mousses, tortas, massas em geral, pão de queijo e outros.
Este trabalho teve como objetivo geral, testar a utilização de ovos desidratados nas preparações culinárias de uma cozinha internacional de um hotel cinco estrelas de Florianópolis.
Entre os objetivos específicos, procurou-se:
- Manter a qualidade organoléptica das preparações;
- Aplicar um questionário de avaliação com os funcionários dos setores de Alimentos e Bebidas, sobre as características organolépticas de consistência, aparência e sabor.
- Constatar se há viabilidade de implantação do ovo desidratado na cozinha do hotel
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2002
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074