A transição nutricional representada pela mudança de padrão alimentar da população com a adoção da chamada dieta ocidental ? rica em gorduras, açúcar e reduzida em carboidratos e fibras, tem sido relatada em diversos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil (Mondini e Monteiro, 1994).
Dentro deste quadro observa-se também o aumento da obesidade entre adultos e crianças, em todas as classes de renda (Monteiro et al., 1995). Este conjunto de fatores aliado a uma diminuição da atividade física dos indivíduos, irá se refletir nas altas taxas de prevalência de doenças crônico-degenerativas em nosso meio.
As iniciativas de prevenção destes problemas pela esfera pública são ainda escassas, entretanto, na área privada, companhias de seguro saúde tem desenvolvido planos preventivos (incluindo check-up periódicos, cursos e palestras) no sentido de evitar a ocorrência de doenças e promover a melhoria da qualidade de vida de seus assegurados. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o estado nutricional, características da alimentação e padrão de atividade física de participantes de um projeto de educação alimentar em empresas paulistas.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2001
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074