Functional food, designer food, therapeutic food, nutraceuticals, pharmafood, medical food são denominações para alimentos, ou partes de alimentos, que proporcionam benefícios médicos ou de saúde, incluindo a prevenção e o tratamento de doenças. Pode-se, ainda, definir alimento funcional como sendo o produto que contém, além dos nutrientes conhecidos, compostos capazes de causar efeitos benéficos à saúde. Nutracêutico é o composto químico; o suplemento isolado1.
Segundo GLINSMANN, a categorização potencial dos suplementos dietéticos funcionais são: Antioxidantes, modificadores da destruição oxidativa e mecanismos de defesa relacionados com o estresse oxidativo; Antimutogênicos, anticancerígenos e indutores das enzimas do metabolismo xenobiótico; Substâncias antimicrobiológicas e antivirais; Facilitadores da função gastro-intestinal, incluindo fibras dietéticas, probióticos, prebióticos e microflora bacteriana; Imunomoduladores e agentes anti-inflamatórios; Substâncias neuroregulatórias; Fitoestrogênicos; Anti-hipertensivos; Agentes hipocolesterolêmicos; Componentes alimentares fator alérgico diminuído.
O objetivo de uma Unidade de Alimentação e Nutrição é o fornecimento de uma refeição equilibrada nutricionalmente que, apresentando bom nível de sanidade, seja adequada ao comensal. Esta adequação deve ocorrer tanto no sentido de manter e/ou recuperar a saúde do comensal como auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, através da educação alimentar.
Assim, procurou-se estimular o consumo de alimentos funcionais através da introdução destes no cardápio diário da UAN, esclarecendo os comensais sobre sua importância para a saúde.
O trabalho foi realizado durante o mês de março de 2000. Como forma de motivação, utilizou-se a seguinte estratégia:
1a. Semana: cartazes com frases que despertassem a curiosidade dos comensais sobre alimentos funcionais.
2a. Semana: cartazes com informação sobre a definição de alimentos funcionais e divulgação da data inicial de oferta destes alimentos.
3a. e 4a. Semanas: introdução de alimentos funcionais inéditos e incentivo ao consumo de outros já freqüentes nos cardápios da UAN.
Na última semana também foi colada a pirâmide de alimentos como ilustração e exemplo de quantidade a ser consumida de alimentos funcionais.
Foram destacados, diariamente, informativos de um a dois alimentos funcionais em displays dispostos sobre os balcões de distribuição, evitando o excesso de informações para o comensal, já que, a passagem pelos balcões é rápida.
Houve oferta de 16 preparações com alimentos funcionais durante o trabalho e, para verificar a aceitação desses alimentos, anotou-se diariamente a quantidade preparada e calculou-se o per capita de acordo com a média de 2300 refeições servidas entre almoço, jantar e ceia. Relacionou-se este com o per capita esperado, descrito em tabelas e na rotina do restaurante, obtendo-se o índice percentual de aceitação
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2001
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074