As declarações do Procon e do CVS, na Expoprag, em SP, deixaram todos alvoroçados. As desinsetizadoras são responsáveis pelos eventuais agravos ao consumidor muitos meses após os serviços prestados. O entendimento do que é a "garantia de eliminação de pragas" foi tomado ao pé da letra pelos que atuam na proteção ao consumidor. Para aumentar ainda mais a necessidade de ações técnicas preventivas, temos os cuidados agora também com os riscos do antavírus.
Nas áreas onde os sitemas de qualidade estão em implementação, a certeza do cumprimento daquilo que é necessário traduz-se em duas palavras: evidências objetivas.
Não basta dispor de um manual interno de CIP "adaptado" do modelo da Profiqua. De acordo com o caso, os procedimentos precisam de vivência e é necessária a otimização constante. O controle de pragas exige responsabilidade. Todas as etapas do Controle Integrado preconizam a interpretação de dados, a adoção de procedimentos preventivos, a obediência a metodologias e manitoramento da qualidade dos trabalhos.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Set/Out/1998
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074