O objetivo desta revisão é ressaltar a importância da terapia nutricional na doença hepática em pacientes pediátricos, de forma abrangente e prática. Na doença hepática crônica, a desnutrição é muito comum, particularmente em crianças, que são mais vulneráveis por causa de seu alto requerimento de energia para crescimento e desenvolvimento. A desnutrição pode causar transtornos graves na função do fígado.
A avaliação nutricional é complexa pela imprecisão das técnicas convencionais nestes pacientes. É necessário a obtenção de medidas antropométricas adequadas e dosagens bioquímicas específicas para garantir um diagnóstico que realmente reflita o estado nutricional do paciente. Com a manutenção do estado nutricional destes pacientes pode- se retardar a progressão da doença e facilitar o processo de regeneração hepática. Uma terapia nutricional eficaz proporciona qualidade de vida e diminui a morbidade na doença hepática crônica. A nutrição tem recebido muita atenção em todos os aspectos no cuidado e na manutenção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças.
Na doença hepática crônica, a desnutrição é muito comum, particularmente, em crianças, que são mais vulneráveis por causa de seu alto requerimento de energia para crescimento e desenvolvimento. A desnutrição pode causar transtornos graves na função do fígado, pois o fígado requer energia para realizar funções de síntese, armazenamento, secreção, excreção e desintoxicação. Na presença de doença hepática observa-se, muitas vezes, diminuição na síntese de albumina, dos fatores de coagulação, da gliconeogênese, da metabolização de medicamentos, como também na diminuição da produção de ácidos biliares o que prejudica a absorção de gordura e das vitaminas lipossolúveis.
Desse modo, com a melhora do estado nutricional em pacientes com doença hepática podemos retardar a progressão da doença e facilitar o processo de regeneração.
Particularmente, com advento do transplante de fígado, a atenção deve ser concentrada na identificação dos fatores pré-operatórios que podem prejudicar o resultado da cirurgia, tal como a desnutrição.
Tais fatos têm resultado em uma crescente conscientização da importância de uma ativa terapia nutricional em crianças com doença hepática crônica.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2004
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074