Este trabalho teve como objetivo propor uma padronização de dietas enterais a partir de critérios considerados importantes para os nutricionistas e apresentar a implantação experimental desta proposta.
Os nutricionistas responsáveis pelo Serviço de Terapia Nutricional de uma amostra de 10 hospitais gerais responderam a um questionário a partir do qual obteve-se como resultados os seguintes critérios: características nutricionais da dieta, custo-benefício, pronta-entrega, padrão microbiológico, revisão bibliográfica e atenção ao lançamento de novos produtos no mercado.
Uma proposta de padronização de dietas enterais atendendo aos critérios citados foi estabelecida e implantada experimentalmente no Hospital do Trabalhador/Curitiba-Pr. Houve redução de custo, por possibilitar a escolha de produtos semelhantes quanto à composição e indicação, independente do fabricante, agilização do serviço do Setor de Compras e redução de área necessária para armazenamento. Estes resultados demonstram a importância da padronização de dietas priorizando a análise crítica como principal critério de indicação da dieta ao paciente.
Um Serviço de Terapia Nutricional requer coordenação do trabalho e colaboração entre departamentos e grupos profissionais, pois é de sua responsabilidade estabelecer políticas e procedimentos para cuidados nutricionais, o qual envolverá obrigatoriamente as seguintes etapas: indicação e prescrição médica; prescrição dietética; preparação, conservação e armazenamento; transporte; administração, avaliação clínico-laboratorial e avaliação final (Correa, 1995).
Tendo em vista o cumprimento das atividades do nutricionista no que diz respeito à prescrição dietética e a infinidade de produtos disponíveis no mercado, observa-se a necessidade de estabelecer critérios para padronização de compras e prescrição de dietas enterais fundamentada em conhecimentos sobre a composição dos diversos produtos existentes no mercado, aplicados à situação específica de cada paciente.
Segundo Martins e Cardoso (2000), a padronização permite: maximização da qualidade de atendimento aos pacientes em terapia nutricional enteral e parenteral, garantia do uso apropriado de tais terapias, controle dos custos da terapia nutricional, promoção de uma terapia custo/efetiva, promoção da comunicação entre os membros da equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN) e promoção da experiência de trabalho multiprofissional.
Este trabalho tem como objetivo propor uma padronização de dietas enterais formulada a partir de critérios considerados importantes para os nutricionistas que atuam em Terapia Nutricional e apresentar a implantação experimental desta proposta no Hospital do Trabalhador, sediado na cidade
de Curitiba – Pr.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2004
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074