O atendimento domiciliar tem como objetivo unir o paciente com toda a equipe multidisciplinar (médicos, nutricionistas, enfermeiros, odontólogos, psicólogos e assistentes sociais). Para o paciente representa uma melhor recuperação clínica, maior estabilidade emocional, diminuição do risco de infecção hospitalar, redução do estresse causado pelo ambiente e pela rotina do hospital.
Para a família, reforça o vínculo familiar e evita constantes deslocamentos ao hospital.
Para a empresa e os Planos de Saúde significa redução média de 40% nos custos em relação ao tratamento hospitalar, maior produtividade do funcionário, que pode trabalhar tranqüilo com seus familiares bem cuidados.
Para o hospital há maior rotatividade de leitos e otimização de recursos próprios. A atenção individualizada, o convívio regular entre médico e paciente geram uma confiança mútua com um diagnóstico mais preciso, um tratamento mais humanizado e uma cura mais rápida, visto que o profissional ensina não só o paciente como também toda a família a prevenir e cuidar de determinadas doenças ou infecções.
A nutrição domiciliar é um meio viável de manutenção de pacientes desnutridos que necessitariam de internações hospitalares prolongadas, se não permanentes. Tem como objetivo manter ou recuperar o estado nutricional dos pacientes em seu domicílio e junto de sua família.
O nutricionista representa, portanto um importante papel neste trabalho, fazendo as avaliações hospitalares, antes da inclusão do paciente no Home Care e as visitas domiciliares iniciais e de manutenção de acordo com o plano de tratamento pré-estabelecido.
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Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2001
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