Iogurte é um produto fermentado do leite com um sabor ligeiramente azedo, obtido a partir da ação combinada de duas espécies de bactérias, a Streptococcus thermophilus e a Thermobacterium bulgaricum; elas foram descobertas no inicio do século 20 pelo biólogo russo Ilya Metchnikoff.
O iogurte, tanto o produto como a palavra em si, são de origem turca, apesar de muitos dicionários franceses darem a palavra yaourt como sendo derivada da palavra búlgara jaurt. Entretanto, o iogurte também é um produto tradicional em países como a Índia, países árabes, Ásia central e países do ex-império otomano, cuja população atribuía sua longevidade e saúde ao produto.O iogurte pode ser usado em diversos preparos, tais como em bebidas geladas, como um meio líquido para cozinhar carnes e vegetais, como uma cobertura para pratos assados, tempero para saladas, e em diversos molhos, sopas e marinadas.
O iogurte é uma excelente fonte de múltiplas vitaminas e minerais, incluindo proteína, cálcio, potássio, fósforo, vitaminas B6 e B12, riboflavina, acido fólico e niacina. Para ser iogurte é preciso que o leite contenha culturas vivas; estas culturas são compostas de microorganismos exclusivos, que são responsáveis pelos diversos benefícios a saúde e nutrição. O iogurte vivo pode estimular o sistema imune, e também matar bactérias nocivas. As culturas do iogurte florescem no sistema digestivo onde o seu efeito antibiótico age para combater inflamações, assim como também pode proteger o intestino de toxinas.
Outro beneficio do iogurte inclui os altos níveis de prostaglandinas –estas podem prevenir o aparecimento de diarréia e desinteria, especialmente em crianças. Também ajudam a prevenir o câncer de colom interrompendo os agentes químicos nocivos que se transformam em agentes carcinogênicos. E como uma fonte vital de cálcio, o iogurte previne também a osteoporose.
Muitos médicos recomendam aos seus pacientes que o iogurte vivo seja misturado ao antibiótico, pois o iogurte ajuda a devolver as bactérias boas ao corpo. As culturas vivas também ajudam a combater resfriados, alergias e até mesmo febres altas. O iogurte também é recomendado para mulheres grávidas, pois os lactobacilos nele contidos podem prevenir as chances dos recém-nascidos de contraírem asma, pois o iogurte tem a capacidade de fortificar o sistema imune até mesmo antes do nascimento dos bebes.
O iogurte também é indicado as pessoas lacto-intolerantes; que tem problema em digerir a lactose (o carboidrato contido no leite e derivados), isto significa que o corpo está deficiente da enzima lactase. As culturas vivas presentes no iogurte produzem a lactase e ajudam a quebrar a lactose. Outro beneficio para as pessoas lacto-intolerantes é que o iogurte pode fornecer o cálcio necessário presente normalmente no leite.
Autor
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2004
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074