167 artigos encontrados em Matéria da capa
Hábitos Alimentares e Consumo de Lanches

As mudanças nas práticas de alimentação são muitas vezes complexas devido às muitas funções e aspectos das mesmas. Assim, nos últimos anos , houve um aumento do número de refeições feitas fora do lar e hoje temos várias estratégias de opções desde a alimentação sendo realizada em restaurantes mais tradicionais, fast-foods e locais de trabalho, bem como o consumo de lanches que já aparece como opção em carrinhos de cachorro quente ou outras formas. Estas tendências devem ser relacionadas com a mudança no estilo de vida da população que passou a procurar economia no tempo gasto com compra, preparação e consumo de alimentos.

Dentro desta realidade o profissional da área de nutrição em cada uma das possibidades deve atuar como um agente de mudança procurando que em cada situação seja escolhida a opção mais nutritiva e adequada. Hábitos alimentares de adolescentes A importância de se conhecer as características da alimentação de adolescentes é reforçada pelo fato de que os hábitos alimentares criados na ocasião em que o indivíduo valoriza cada vez mais sua independência e geralmente se torna responsável pelas suas próprias ingestões alimentares, aparentemente persistem na idade adulta.

O desequilíbrio dietético pode causar anormalidades metabólicas a longo prazo e tornar o adolescente mais vulnerável a diversas doenças, já que as necessidades nutricionais são naturalmente maiores nesse período. Entre os diversos fatores que podem constituir obstáculo à nutrição cabe citar os seguintes: insuficiência de alimentos, em quantidade e qualidade; fatores psicológicos ou sociais que podem influir no apetite; costumes alimentares e atitudes culturais; infecções e doenças parasitárias. Tem sido constatado que os adolescentes fazem sempre lanches muito semelhantes, ricos em gordura e que nem sempre atendem suas necessidades de nutrientes.

Esta falta de variedade no grupo de alimentos preferidos contribui para o desbalanço nutricional usualmente encontrado em estudos dietéticos com adolescentes. São encontrados excessos no total de energia, total de gordura saturada, bem como no colesterol, sal e açúcar. Por outro lado, são encontradas inadequações na ingestão de vitaminas, minerais e fibras. Analisando a dieta de adolescentes de 12 a 18 anos constatou-se que a ingestão de lipídeos estava acima do preconizado e a de carboidratos, abaixo. A adequação do consumo de ferro, para o sexo feminino, e de cálcio, para o sexo feminino e masculino, em todas as faixas etárias, esteve sempre abaixo do recomendado. Consumo de lanches por adultos A investigação de hábitos alimentares tem merecido atenção principalmente devido ao aumento de prevalência de sobrepeso e obesidade no mundo ocidental.

Como a obesidade é um fator de risco para doenças de importância em saúde pública, como doença coronariana, diabetes e certos tipos de câncer, no contexto da prevenção da obesidade (e indiretamente das doenças a ela associadas) é urgente a pesquisa das práticas alimentares no que tange ao papel dos lanches utilizados. O padrão da refeição, principalmente no que diz respeito à hora de ingestão, é fundamental na regulação do peso corporal, podendo ser importante no desenvolvimento de estratégias para prevenção da obesidade. Existe um grande problema que começa com a própria falta de definição consensual do que seja lanche e refeição. Adotamos o conceito de que "refeições" são ocasiões principais do comer ao longo do dia, como café da manhã, almoço e jantar. Já "lanches" significam outros episódios de comer, menores e menos estruturados.

Autores

Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva Médico, Doutor em Saúde Pública, Professor titular do Departamento de Saúde Pública da UECE, Coordenador do Mestrado em Saúde Pública - CCS/ UECE
Dra. Ana Luíza de Rezende Ferreira Nutricionista, Mestranda em Ciências Fisiológicas, UECE
Dra. Silvia Eloiza Priore Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa
Profa. Dra. Helena Alves de Carvalho Sampaio Nutricionista, Doutora em Farmacologia, Professora Emérita, Curso de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará
Profa. Dra. Maria Olganê Dantas Sabry Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutoranda em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Federal do Ceará (UECE/UFC).
Valéria Cristina Ribeiro Vieira Acadêmica do curso de Nutrição da UFV. Estagiária do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente ( PROASA) da UFV

Os autores estão em ordem alfabética

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2001

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores