Acquisition And Ingestion Of Snacks And Sweets By Students: Relation With Television Exposure And School Type
Palavras-chave - estudantes; hábitos alimentares; televisão.
Key-words - school children; eating habits; television.
Resumo
O estudo teve como objetivo identificar comportamento do consumidor e hábitos alimentares de estudantes de escola pública e particular em Florianópolis/SC, investigando possível relação com o hábito de assistir à televisão (TV). A proporção de crianças apresentando as características e comportamentos investigados foi comparada (χ2) por tipo de escola e frequência de exposição à TV. Um valor de significância de 5% foi estabelecido (p< 0,05). Um total de 127 estudantes de 7-10 anos participou. Os estudantes da escola pública gastavam mais com lanches e guloseimas, ingeriam mais frequentemente estes itens e assistiam mais TV do que os estudantes da escola particular. No entanto, eles consumiam frutas e hortaliças mais frequentemente, o que foi atribuído à presença do Programa Nacional de Alimentação Escolar na escola pública. O papel da escola no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis poderia ser mais efetivo, se houvesse a regulamentação das propagandas dirigidas ao público infantil no Brasil.
Abstract
The study’s objective was to identify the consumer behavior and eating habits of children from public and private schools in Florianópolis/SC, in order to investigate a possible relationship with their television viewing habits. Proportion of children presenting the investigated characteristics and behaviors were compared (chi-square test) by type of school and frequency of television exposure. A significance value of 5% (p < 0.05) was adopted. A total of 127 students aged 7-10 years took part. Public school students spent more on savory snacks, ate these items more frequently and watched more TV than did the private school students. Nevertheless, they also had more frequent consumption of fruits and vegetables, what we attributed to the presence of the National School Meal Program. The school’s role in the development of healthy eating habits could be more effective if regulation policies regarding advertising to children were in fact implemented in Brazil.
Recebido – 11/10/2011 aprovado 5/7/2012
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2012
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